Início » Cultura » Rancho Folclórico de Figueiró da Granja em exposição no CIHAFA

Rancho Folclórico de Figueiró da Granja em exposição no CIHAFA

1620744_735287966511911_1190539013_nO CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), inicia um novo ciclo de exposições intituladas Uma ideia é um feito de associação” dirigida às associações do concelho, de 03 a 30 de abril de 2017 estará patente uma Exposição do Rancho Folclórico de Figueiró da Granja, que poderá ser visitada todos os dias (exceto feriados) entre as 10h00 – 13h00 e as 14h00 – 17h00.

 “O associativismo coopera para a união de pessoas”.

“Em termos gerais, a prática associativa consiste na organização voluntária de pessoas, sem fins lucrativas, com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas ou alcançar os objetivos comuns.”

O Rancho Folclórico de Figueiró da Granja, foi fundado em maio de 1980, na Freguesia de Figueiró da Granja, depois de alguns anos de muita atividade, devido á saída de alguns pares, o grupo passou por algumas dificuldades de organização, decidiu acabar a sua atividade, mais tarde, retomou a sua atividade a 19 de dezembro de 2011. Foi apresentado pela primeira vez numa Ceia de Natal na freguesia de onde o próprio rancho é oriundo e de onde são todos os seus elementos.

Tem participado em vários Festivais Nacionais de Folclore e em atuações para turistas.

As recolhas de traje, canto e dança têm sido uma preocupação deste rancho, tendo sido feito um estudo dos trajes mais usados na tradição deste povo. Os trajes são cópias dos usados pelos antepassados na zona da Beira Alta, nos finais do século XIX e princípios do século XX, apresentando em cada espetáculo trajes domingueiros, trajes de festa, trajes de trabalho maioritariamente agrícola como se pode ver na ceifeira, moleira, pastor, entre outros.

Nas atuações, tentamos representar as atividades da região na caracterização dos nossos elementos e na compilação e seleção dos nossos cantos e danças. Com estas recolhas pode-se provar que o Folclore da Beira Alta, onde Figueiró da Granja se integra, é bastante rico e variado, devido à sua situação geográfica, entre o lendário Rio Mondego e a imponente Serra da Estrela.

Nas danças e nos cantares, na sua grande maioria estão bem patentes a alegria, a harmonia e beleza das danças e dos cantares desta zona, revelando toda a força e genica do povo Beirão.

Por:CIHAFA

Publicidade...



 

Enviar Comentário