Início » Aguiar da Beira » Diocese de Viseu – Sacerdotes propuseram 16 aspirantes ao Diaconado Permanente

Diocese de Viseu – Sacerdotes propuseram 16 aspirantes ao Diaconado Permanente

A Diocese de Viseu tem 16 aspirantes ao Diaconado Permanente, propostos pelos párocos ao Bispo D. Antonio Luciano, que serão acompanhados pelo responsável deste sector da pastoral, Padre António Jorge.

Reuniram no Seminário de Viseu o padre responsável pelo Diaconado, os párocos dos aspirantes e o Bispo, D. António Luciano, para em conjunto refletirem sobre a importância da missão dos diáconos na Diocese, ouvindo as motivações e anseios de cada sacerdote, tendo ainda sido dadas orientações sobre todas as etapas do processo de admissão, que começa com um tempo de discernimento.

Foi ainda apresentado o projeto formativo do Ano Propedêutico para os aspirantes ao Diaconado Permanente, que contempla as dimensões humana, espiritual, intelectual, e pastoral.

Na sua intervenção inicial, o Bispo reforçou que “a Igreja precisa deste ministério ordenado para estar presente no mundo com os leigos”, olhando para as necessidades das paróquias, comunidades e serviços.

Apontou a liderança da Igreja como um trabalho e necessidade que deve “envolver todos os cristãos”. “Este é um projeto que começa agora, que queremos ajudar a crescer e que chegará ao tempo em que os irmãos propostos serão ordenados no ministério do diaconado”, referiu o Prelado.

D. António Luciano pediu ainda aos sacerdotes presentes que, em simultâneo, trabalhem também o projeto das vocações ao ministério presbiteral, laical e à vida consagrada, “porque sem vocação comprometida não há Igreja dinâmica”.

O Padre António Jorge reforçou a importância do Diaconado Permanente para um bom funcionamento da Diocese e da Igreja. “Tendo em conta as responsabilidades e atividades assumidas atualmente pelos sacerdotes nas suas comunidades, os presbíteros têm necessidade de ter pessoas competentes e formadas que possam viver o espírito do serviço”, enalteceu o Padre António Jorge, adiantando que “se uma Igreja diocesana não tem diáconos permanentes significa que a sua diaconia está mal partilhada”.

Atualmente existem na Diocese de Viseu 13 diáconos permanentes. A formação de um diácono permanente é um processo sério e estruturado, que envolve preparação teológica, espiritual, pastoral e humana. É voltada para homens (casados ou celibatários) que se sentem chamados a servir a Igreja por meio do ministério diaconal. É um processo que envolve várias etapas, ficando concluído com a formação teológica-pastoral, que tem a duração de três anos.

Foto:DR

Publicidade...