A pensar na quadra festiva que se aproxima, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai lançar uma nova Campanha de Natal, que tem como foco a valorização e a promoção integrada da região. A iniciativa assenta num Calendário do Advento interativo, de 1 a 25 de dezembro, que dará a conhecer o melhor que o território oferece nesta época: o que se pode fazer, que produtos se podem consumir ou oferecer, as principais tradições e as receitas gastronómicas que compõem a mesa de Natal nos 14 municípios.
Com o mote “Onde se vivem as tradições é onde apetece estar”, a campanha que irá decorrer maioritariamente online, pretende destacar o valor afetivo e identitário do território de Viseu Dão Lafões, associando-o a tradições e experiências com forte ligação ao imaginário natalício.
A dinâmica da campanha é simples. Através das redes sociais da CIM Viseu Dão Lafões, será possível abrir janelas do Calendário do Advento que, dia após dia, revelam o melhor do território. As janelas tanto podem apresentar um sabor típico, peças de artesanato local, um mercado de Natal ou um costume gastronómico que mantém viva a alma deste território, por exemplo. Em paralelo, decorrerão sorteios de produtos regionais, que culminam com um prémio especial no Dia de Natal.
À semelhança dos anos anteriores, a app e as redes sociais Visit Viseu Dão Lafões continuam a ser uma montra privilegiada para divulgar a programação natalícia preparada pelos 14 municípios da CIM. Será lançada uma agenda cultural, com programação dedicada exclusivamente ao período natalício, reunindo as iniciativas promovidas pelos municípios e dando a conhecer uma oferta diversificada, pensada para toda a família, dos mais pequenos aos adultos, garantindo que cada visitante encontrará atividades à sua medida.
As redes sociais destacarão os principais Mercados de Natal da região, assinalarão locais de visita obrigatória e divulgarão espetáculos, cânticos, exposições, workshops e outras iniciativas típicas desta quadra, incluindo festas de rua, música ao vivo, pistas de gelo, comboios turísticos, iluminações, parques temáticos, sem esquecer a programação da Passagem de Ano de cada município, dando a conhecer as experiências memoráveis.
Esta campanha é promovida pela CIM Viseu Dão Lafões, em articulação com os seus 14 municípios, e conta com o envolvimento de operadores turísticos, produtores, agentes culturais e demais parceiros locais.
Para João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “esta Campanha de Natal tem como objetivo reforçar o orgulho no nosso território e valorizar aquilo que nos distingue: as tradições vivas, a autenticidade das nossas gentes e a riqueza dos nossos produtos. É uma iniciativa que une os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões e que mostra, de forma simples e inovadora, que há muito para descobrir e partilhar na nossa região. Apostamos num formato digital acessível a todos, com o objetivo de aproximar as pessoas, dinamizar o comércio local e afirmar o valor de Viseu Dão Lafões”.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, acrescenta: “Esta campanha ilustra de forma evidente o trabalho colaborativo que temos desenvolvido em Viseu Dão Lafões, em que envolvemos os catorze municípios, os empresários da hotelaria, da restauração e das atividades turísticas e culturais do território, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, entre outros parceiros”.
“Através de uma estratégia digital e participativa, valorizamos o que é nosso e criamos formas de promover o território. Esta é mais uma ação que se insere na nossa visão para um território coeso, atrativo e com identidade, onde a inovação e a tradição caminham lado a lado”, concluiu.
Crescimento turístico reforça atratividade da região
A Campanha de Natal é lançada num contexto de crescimento sustentado do turismo em Viseu Dão Lafões. Segundo os dados mais recentes do INE – Instituto Nacional de Estatística, o território registou, em setembro de 2025, 67.243 dormidas, que traduzem um crescimento de 2,1% face ao mesmo mês do ano anterior.
No total acumulado entre janeiro e setembro, as dormidas totalizaram 504.653, um aumento de 3,23% em relação ao mesmo período de 2024, o que confirma a tendência positiva e de crescimento da região no contexto turístico nacional.
Por:CIMVDL
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo