Neste sábado, dia 4 de outubro terminou o maior torneio desta época do Circuito Ergovisão 2025 , com o Torneio Liberdade Aldeia do Bispo 2025. Foi o maior por dois motivos: o torneio com mais jogadores inscritos 16 e também foi o mais longo da época, e até dos 9 anos de circuito, com uma duração superior a 4 meses (de 27/5 a 4/10). A grande maioria dos 16 inscritos eram residentes no concelho da Guarda mas havia um participante de Manteigas e outro de Mangualde. Este torneio tinha algumas diferenças e particularidades pois para além de ser de grande duração (4 meses) também havia a liberdade de os jogos serem marcados consoante a disponibilidade dos jogadores.
Foram realizadas quase 50 partidas neste torneio que foi dividido em duas fases.
A primeira fase era todos contra todos, a duas voltas, mas sempre consoante a liberdade (disponibilidade) de cada jogador e foi de 27/5 até dia 13/9. Aqui foram apurados os oito jogadores que passaram à segunda fase que se iniciou a 15/9.
No dia 4 de outubro realizaram-se as duas meias-finais e a final deste torneio.
Às 9h encontraram-se o Izandro Pereira de Manteigas e o Guilherme Aguiar da Guarda tendo a vitória sorrido ao Izandro por 2-0 pois ele também está mais rodado nestas andanças do ténis pelo menos muito mais que o Guilherme que este foi o primeiro torneio dele e no qual alcançou as meias-finais.
Na segunda meia-final encontraram-se dois companheiros o Cláudio e o João Bidarra ambos da Guarda e aqui o equilíbrio foi muito maior dado que eles já se conhecerem bem um ao outro e só no 3º e último set, a chamada negra, é que se veio a encontrar o vencedor desta partida e que foi o João Bidarra por 11-9 nesse super tie break.
No fim da manhã do dia 4 encontram-se então os dois vencedores das meias-finais anteriores, o Izandro Pereira de Manteigas e o João Bidarra da Guarda e aqui o favorito Izandro ganhou a final por 2-0 pois dominou a partida do início ao fim. O João bateu-se bem mas também devido ao encontro muito equilibrado que ele teve pouco antes nas meias o cansaço poderá ter pesado um pouco nas pernas do João. Mas o mérito da vitória neste evento é todo do Izandro que já tinha vencido a 1ª fase e agora confirmou o favoritismo no campo.
Após a final procedeu-se à entrega dos prémios pelo presidente da junta de Aldeia do Bispo o Micael Costa designadamente 2 troféus patrocinados pelas lojas Ergovisão da Guarda aos dois finalistas do torneio, 3 sacos de ténis Barbolat e Kopen aos 3 jogadores que mais partidas realizaram na primeira fase (Izandro, Cláudio e o João Queiroz) e ainda dois Cabazes alimentares (Marco e Renato).
Todos os jogadores pontuaram para o ranking do circuito CDTA Ergovisão 2025 e após este torneio um dos seus participantes o Gonçalo Cunha de Mangualde acende a liderança deste ranking.
A Organização considera que o sucesso deste evento se deveu aos 16 jogadores que de uma maneira ou de outra conseguiram conciliar os seus horários de maneira a poderem jogar um pouco de ténis neste torneio da Liberdade. Mas também ao patrocínio das lojas Ergovisão da Guarda que têm apoiado este circuito nos últimos anos. Por último mas não menos importante, realçou a colaboração incansável da junta de freguesia de Aldeia do Bispo nomeadamente o presidente Micael Costa, que teve a enorme dedicação e coloração direta neste evento durante 4 meses e sem ele não teria sido mesmo possível este torneio tão longo e nos moldes que foi organizado.
Confirmada está a realização da segunda edição deste torneio Liberdade em Aldeia do Bispo, mas a seu tempo darão mais informações no blog https://tenisguarda.blogspot.com/ onde pode saber mais sobre o ténis no distrito da Guarda.
Fotos:CDTA Ergovisão 2025