Neste domingo, deu-se por terminado o Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA) 2023 do distrito da Guarda visto não ter sido possível a realização do último torneio do ano, o 8º CELORICO Open, que foi adiado para 2024. Após a realização de 31 torneios (19 Principais + 12 Consolação) em vários concelhos do distrito. Esta foi a 7ª edição deste circuito na Guarda onde participaram 76 jogadores/as nesses torneios entre fevereiro e novembro de 2023 sendo que a maioria dos participantes vieram dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu.
Em primeiro lugar da classificação geral final do CDTA 2023 ficou o João Brites que vive em Castelo Branco mas com raízes em Trancoso ( Albi Sport Clube) com 161 pontos que ganhou 2 dos 4 últimos torneios pontuáveis para este CDTA e assim arrebatou o topo do ranking distrital, em 2º do ranking ficou o Paulo Sousa do Sabugal com 138 pontos e ele foi líder até Outubro quando perdeu a liderança para o João Brites. E a fechar o pódio da geral, em 3º ficou o Nelson Vieira da Guarda, com 100 pontos, o melhor classificado no CDTA entre os jogadores federados num clube do distrito, neste caso no Guarda Unida.
Podemos ainda destacar alguns jogadores do circuito, tais como:
– o Luís Silva de F. C. Rodrigo que teve uma evolução enorme em relação a 2022 tendo por isso atingido um belo 6º lugar do ranking, sendo por isso o jogador surpresa em 2023,
– o jovem Miguel Sá (Meios, Guarda) que iniciou a prática do tênis há cerca de um ano e começou a jogar neste circuito já a meio do mesmo mas mesmo assim atingiu um honroso 9º lugar da geral que provavelmente irá melhorar isso em 2024. Foi o jogador revelação de 2023.
– o Emanuel Barata da Guarda foi o jogador mais participativo em 2023 com 13 torneios disputados.
– Tiago Torres e Sandro Videira ambos da Guarda vencerem 2 torneios de Consolação cada um em 2023.
– Nos 19 torneios principais realizados em 2023 houve 14 vencedores diferentes, isto demonstra que houve muito mais equilíbrio nos torneios do que tinha acontecido em 2022 pois o máximo que um jogador conseguiu em 2023 foi ganhar 2 torneios. Os 5 jogadores que conseguiram 2 títulos em torneios principais foram:
João Brites – Castelo Branco
Paulo Sousa -Sabugal
Rodrigo Magalhães – Sátão
António Dourado – Sátão
Rodrigo Gomes – Vilar Formoso
Também ficaram definidos os três campeões distritais de ténis de 2023 que consagraram os mesmos jogadores da época anterior porque todos renovaram o título distrital, sendo que na categoria de elite o campeão distrital foi o João Brites de Castelo Branco, na categoria mais 35 anos o campeão distrital foi o Paulo Sousa do Sabugal e na categoria de mais 50 anos, o campeão distrital foi o Nelson Vieira da Guarda. Curiosamente fui a 1ª vez em 7 edições do CDTA que os 3 campeões distritais ficaram nos 3 primeiros lugares do ranking.
Em resumo o CDTA 2023 foi o que se propôs desde o início da sua fundação em 2016, um convívio e uma competição saudável entre amantes do ténis na região. Este ano tivemos menos participantes (76) e menos patrocinadores do que em anos anteriores, mas por isso também o CDTA teve que se adaptar para poder continuar a oferecer ténis a todos os que quiserem jogar os nossos torneios em 2023.
Em 2024 será o ano da 8ª edição deste circuito onde se espera que haja menos praticantes pois muitos jogadores evoluíram e transitaram para os torneios federados mas por isso o CDTA 2024 vai ter que se adaptar com torneios mais pequenos e com menos participantes mas para compensar poderá haver um aumento da quantidade de torneios a disputar para todos aqueles que queiram jogar a ténis a nível social em 2024.
A coordenação deste circuito quer realçar e agradecer a todas as autarquias, entidades e empresas, que colaboraram e apoiaram o circuito durante este ano de 2023 pois só assim é possível fazer crescer o ténis no nosso distrito. Saiba
Os 7 primeiros de classificação final 2023 foram:
Pontos / Nome:
João Brites – Castelo Branco-161 pts
Paulo Sousa -Sabugal-138 pts
Nelson Vieira – Guarda–100 pts
Telmo Bravo – Viseu–88 pts
Paulo Alcarpe – Seia—83 pts
Luis Silva – F. C. Rodrigo–80 pts
Rodrigo Magalhães – Sátão–60 pts