Início » centro » Quinta do Bill, Fun Lovin’ Criminals, Elmano Sancho e João Baião em destaque na Agenda Cultural da Guarda

Quinta do Bill, Fun Lovin’ Criminals, Elmano Sancho e João Baião em destaque na Agenda Cultural da Guarda

A Agenda Cultural da Guarda para os últimos três meses de 2025 apresenta mais de 100 iniciativas no Teatro Municipal da Guarda (TMG), no Museu da Guarda (MG), na Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL) e em vários espaços do concelho. A programação para outubro, novembro e dezembro é um convite à fruição cultural indo de encontro a públicos diversificados. Música, teatro, oficinas, roteiros literários, cinema, dança, circo, exposições e iniciativas de produção local são algumas das propostas para usufruir e interagir com a cultura da cidade mais alta.

Na programação do TMG para o mês de outubro destaca-se mais uma edição do Festival One Man Band, nos dias 8 e 9, numa celebração a essência do “músico-orquestra”, com concertos no Café Concerto. Anualmente, este evento transforma o TMG e o CAE de Portalegre em palcos de criatividade com uma diversidade de géneros musicais. No dia 17 de outubro, o palco do Grande Auditório recebe o concerto dos nova-iorquinos Fun Lovin’ Criminals. Um dos projetos mais marcantes a emergir do caldeirão cultural e musical dos anos 90 e que apresentam um estilo singular que continua a cativar fãs em todo o mundo. A banda é conhecida pelas suas atuações ao vivo imperdíveis e está comprometida com a apresentação de concertos eletrizantes, onde se misturam novos temas e faixas menos conhecidas. No dia 25 vão subir ao mesmo palco os Bizarra Locomotiva, uma banda com uma força inquestionável no panorama do metal industrial português.

Em novembro, o teatro regressa ao Grande Auditório com a peça ‘O Meu Super-Herói’, de Elmano Sancho. O espetáculo cruza teatro e poesia, história pessoal e memória coletiva, onde o português surge como a língua do exílio e talvez do reencontro. No dia de aniversário da cidade, 27 de novembro, o palco será dos Quinta do Bill com a Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, numa digressão especial deste que é um dos grupos mais emblemáticos do folk-rock português.

Em dezembro, os The New Orleans Gospel Choir apresentam um espetáculo que celebra a herança musical da cidade de Nova Orleães, berço do jazz e do blues. João Baião regressa à Guarda, nos dias 19 e 20, agora com o espetáculo ‘Baião D’Oxigénio’ que combina música, teatro, humor e dança. Neste mês a programação do TMG será também pautada por diversas iniciativas associadas à quadra natalícia.

No último trimestre do ano, o Café Concerto continua a receber espetáculos num registo mais próximo do público como Wild Puppets (dia 3 de outubro) e Luís Peixoto (dia 26 de novembro). No dia 27 de dezembro terá lugar mais uma edição da Farewell Party num ambiente de celebração e partilha.

No Museu da Guarda, uma das propostas de destaque é a peça de teatro de produção local ‘Frei Pedro da Guarda’ por Pedro Leitão e Ricardo Augusto, apresentada no dia 17. O espetáculo evoca a vida e o imaginário desta figura que deixou um legado nas comunidades onde viveu. No dia seguinte (19) estreia o novo roteiro literário ‘A Guarda segundo Manuel Poppe’ pelo Teatro do Imaginário – Grupo de Amigos do Manigoto. A iniciativa é uma viagem emocionante pelas memórias de Manuel Poppe. No dia 23 é inaugurada, no Centro de Dia do Alvendre, a exposição itinerante ‘Povoados de Outrora – O Castro do Tintinolho’, lugar imponente e um dos mais relevantes sítios arqueológicos do concelho.

Em novembro, no dia 6, há no Paço da Cultura um concerto comentado ‘Ao Toque da Concertina’, por Artur Fernandes e Bitocas Fernandes e no dia 20, é apresentada mais uma edição da revista Praça Velha nº 48, que além das rubricas habituais inclui neste número as comunicações do Colóquio Internacional ‘Diálogos Luso-Sefarditas’. No dia seguinte (21) é inaugurada no Espaço ExpoEcclesia, a exposição de mobiliário e têxteis ‘Mãos Inquietas, Mãos Indiscretas’ de Emília Barbeira

Já em ambiente de quadra natalícia é inaugurada, no dia 4 de dezembro no Pátio do Museu, a instalação artística ‘Anjos da Guarda’ por Adriana Almeida e Beatriz Vieira da Silva. As imagens serão concebidas no âmbito de uma residência artística por jovens guardenses.

Na BMEL prossegue neste trimestre o projeto social e cultural ‘Guarda Memórias’ com a realização de várias sessões em novembro e um Encontro Cultural Intergeracional, nos dias 16, 17, 30 e 31 de outubro, para proporcionar momentos de partilha e celebração das tradições culturais das diferentes freguesias. No dia 18 de outubro será apresentado o livro ‘WARD, A Cidade que nos Une (A) Guarda’, de Sérgio Duarte Martins e o mês termina com uma atividade de promoção de leitura e do livro para os mais novos a propósito do ‘Halloween’. Na noite de 31 o serão na BMEL promete ser assustador com contos e histórias de arrepiar.

Em novembro a BMEL dedica especial atenção a Camilo Castelo Branco com várias iniciativas agendadas para celebrar o bicentenário do nascimento do autor. No dia 6 haverá leitura encenada pelo Teatro do Calafrio, no dia 21 a sessão do Clube de Leitura debruça-se sobre a obra ‘Memórias do Cárcere’ e no dia 22 será realizada uma visita à Casa de Camilo – Museu e Centro de Estudos, localizada em Vila Nova de Famalicão.

Pelos vários espaços e equipamentos da cidade realiza-se de 24 a 26 de outubro o VIII Encontro Imagem e Território, numa organização do Centro de Estudos Ibéricos, do Museu da Guarda, do TMG e da BMEL.

 

Publicidade...