A investigação médica tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante no Hospital Sousa Martins, afirmando a ULS da Guarda como uma instituição comprometida com a inovação científica e a melhoria contínua dos cuidados de saúde.
Através da Unidade de Investigação, têm sido desenvolvidos e acompanhados diversos projetos e ensaios clínicos, com impacto direto na qualidade dos serviços prestados e na capacitação dos profissionais. Destacam-se os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Pneumologia nas áreas da asma, DPOC, bronquiectasias e cancro do pulmão, muitas vezes em estreita colaboração multidisciplinar.
O diretor do Serviço de Pneumologia, Luís Ferreira, sublinha a importância de existirem estruturas dedicadas: “A investigação é fundamental porque tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados e na capacitação dos médicos”. Um dos marcos recentes foi a aplicação de um tratamento biológico inovador para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que já demonstrou melhorias significativas na qualidade de vida de um doente da ULS da Guarda, com redução de exacerbações e maior autonomia no tratamento.
“O início deste tratamento biológico vai permitir melhorar a qualidade de vida do doente e reduzir o número de exacerbações. Era um doente que já estava a fazer terapêutica optimizada, com aquilo que existe actualmente no mercado, mas mesmo assim tinha agudizações muito frequentes” como explica o pneumologista, João Parreira.
Esta aposta estratégica na investigação reforça a ligação entre ciência e prática clínica, contribuindo para melhores cuidados de saúde e para o posicionamento da ULS da Guarda a nível nacional e internacional. Investigar é cuidar melhor.
Fonte:ULSG
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo