Tiago Bettencourt, Danças Ocultas, Chico César, ópera O Barbeiro de Sevilha e Companhia Nacional de Bailado são destaques na Agenda da Guarda
A primeira Agenda Cultural da Guarda de 2026, com a programação para os meses de janeiro, fevereiro e março, apresenta um conjunto diversificado de propostas num convite à participação e à vivência da cultura na cidade mais alta. No arranque do novo ano, a Agenda inclui música, teatro, ópera, dança, oficinas, cinema, conversas, sessões de leitura, caminhadas interpretativas, conferências, exposições, sessões de escuta ativa, arte urbana, apresentação de livros, atividades de Serviço Educativo, entre muitas outras iniciativas. As atividades decorrerem no Teatro Municipal da Guarda (TMG), na Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL), no Museu da Guarda (MG) e em vários espaços do concelho.
No Teatro Municipal da Guarda (TMG) a programação arranca com o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, já este sábado, dia 10 de janeiro. Ainda neste mês sobe ao palco do Grande auditório, no dia 24, Tiago Bettencourt, uma referência incontornável da nova música portuguesa, sempre fiel à língua portuguesa nas suas composições. Em fevereiro, o Grande Auditório do TMG recebe no dia 7 o espetáculo da cantora e compositora portuguesa Milhanas, que se destaca pela autenticidade e por uma grande paixão pela música portuguesa, e no dia 12 a ópera ‘O Barbeiro de Sevilha’ pela Orquestra Filarmónica Portuguesa. Ainda em fevereiro, o mágico Luís de Matos regressa à Guarda, no dia 21, com um novo espetáculo de cor, luz e magia e de celebração em formato de Gala, para os 40 anos do Clube Escape Livre.
No mês de março, o grupo Danças Ocultas sobe ao palco no Grande Auditório, no dia 5, num espetáculo musical centrado em quatro acordeões diatónicos (concertinas) o concerto está integrado do “Ciclo Diálogos do Fole” que apresenta ainda outros dois espetáculos: no dia 6, o acordeonista e compositor Gabriel Gomes e no dia 7 o Quinteto Astor Piazzola. O ciclo prevê ainda uma oficina orientada pelo músico Artur Fernandes (Danças Ocultas) com as coletividades do concelho da Guarda. No dia 20 de março, o TMG recebe o cantor brasileiro Chico César, em digressão por Portugal ao celebrar 30 anos de carreira. O artista resgata o espírito original num espetáculo a solo, com a voz e o violão num registo intimista, mas de partilha coletiva.
A programação do trimestre no TMG termina dia 28 de março, com o espetáculo de dança contemporânea ‘Os Maias’, pela Companhia Nacional de Bailado, naquela que é a primeira adaptação coreográfica daquela obra literária.
No Museu da Guarda (MG), a programação do trimestre tem em destaque no mês de janeiro, a inauguração da exposição ‘Mário Carvalho: Riscos Imperfeitos Bem Feitos’, no dia 23. A mostra reúne um conjunto de trabalhos que o artista, associado à arte e cultura guardense, tem vindo a desenvolver nas últimas décadas. Ainda em janeiro será realizada a caminhada interpretativa ‘Do Alvendre ao Castro do Tintinolho’ dinamizada no âmbito da exposição que se encontra patente no Centro de Dia daquela freguesia. Em fevereiro serão assinalados os 10 anos do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea com a exposição ‘Uma década de SIAC. Coleção e Processo’. A mostra reúne um conjunto de obras produzidas ao longo das oito edições do SIAC, num acervo diverso pautado pela criatividade, memória e gesto humano. No mês de março destaque para as comemorações do Dia Internacional dos Centros Históricos, que incluem a inauguração e visita à exposição ‘Guarda (In)Visivel’, no dia 28. A programação inclui ainda as rubricas habituais como as oficinas, sábados em família, visitas ao património do concelho, ciclo de conversas, exposições e apresentação de publicações.
Na programação da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) de assinalar, no dia 25 de janeiro, a sessão de escuta coletiva ‘… E temos o povo…’ com todos os sons da primeira montagem radiofónica do 25 de Abril de 1974, uma iniciativa da Comissão dos 50 Anos do 25 de Abril com a Rádio Altitude e o Município da Guarda. A 6 de março realiza-se uma viagem intergeracional, entre a Guarda e a Covilhã, a bordo do ‘Comboio das Estórias’, no âmbito do Guarda Memórias. Destaque ainda para o Dia Mundial da Poesia, que se comemora a 21 de março, e que será assinalado com dois espetáculos de poesia guiados por Paulo Condessa: durante a manhã, as famílias com crianças são convidadas a assistir ao espetáculo ‘A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado’ e à tarde para o público em geral num espetáculo que junta dança, música e cor ao sentimento. Nos primeiros três meses do ano, a BMEL dá também continuidade às iniciativas regulares e a que já habituou o público como as atividades em família aos sábados, a apresentação de livros, sessões de leitura, exposições, workshops e conferências.
Pelo concelho prossegue o projeto social e cultural ‘Guarda Memórias’ dirigido aos utentes dos lares e centros de dia e que visa estimular a memória e criar uma ambiência do “tempo distante, mas agora tão perto”.
A programação para os primeiros meses do ano apresenta perto de uma centena de iniciativas dirigidas a públicos diversos promovendo a fruição e a valorização cultural. O Município convida os guardenses e os visitantes a desfrutar das propostas na certeza de que a cultura é fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo, torna o território mais coeso e reforça a capitalidade da Guarda no contexto regional e nacional.
Fonte:MG
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo