Início » Ambiente » Altice Portugal promove investimento inédito na Europa com a infraestruturação das 12 Aldeias Históricas

Altice Portugal promove investimento inédito na Europa com a infraestruturação das 12 Aldeias Históricas

As 12 Aldeias Históricas ficam com cobertura de conectividade superior a 95% do território

Altice Portugal executa projeto inédito na Europa e torna-se parceira tecnológica das Aldeias Históricas portuguesas

A Altice Portugal protagoniza investimento inédito na Europa com a infraestruturação das 12 Aldeias Históricas portuguesas com fibra ótica de última geração, conferindo ainda a potencialidade de residentes, empresas e turistas navegarem em Wi-Fi gratuito até 200 Mb de velocidade.

Num sucessivo reforço do investimento em todo o território nacional e tendo o conceito de proximidade como um dos pilares base da sua estratégia, a Altice Portugal regressa ao Centro do país, com a melhor e mais moderna rede de fibra ótica, para infraestruturar as Aldeias Históricas de Portugal. Este é mais um projeto que vinca o pilar estratégico da empresa, o da Portugalidade, onde a Altice Portugal pretende reforçar, através dos seus investimentos, a defesa, proteção e projeção de Portugal.

Na aldeia de Castelo Rodrigo foi hoje apresentado o projeto de colaboração entre a Altice Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal com vista à expansão da rede de fibra ótica de última geração, bem como a disponibilização de Wi-Fi gratuito nas ruas. Assim, as 12 aldeias históricas, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso ficarão com uma cobertura de fibra ótica superior a 95%, cobertura idêntica e nalguns casos até superior à da área metropolitana de Lisboa, do Porto ou de Braga.

Com este projeto, são cerca de 6 mil os lares e as empresas que irão beneficiar diretamente deste investimento de valor sem precedentes para esta rede de aldeias, que todos os anos recebe a visita de milhares de pessoas vindas de todos os cantos de Portugal e do resto do mundo.

As Aldeias Históricas são parte do património português e têm um valor incalculável para o turismo, para os serviços e para o país. Por este motivo, este investimento é de particular importância, uma vez que distingue estes territórios e este projeto das Aldeias Históricas portuguesas na Europa, mas também no resto do mundo, pelas melhores evidências, nomeadamente pelo facto de as capacitar de uma tecnologia que as prepara para dar resposta a qualquer projeto de investimento na área do setor terciário ou qualquer iniciativa mais arrojada na área da inovação.

As Aldeias Históricas Portuguesas ficam ainda mais distintas e atrativas no setor do turismo Mundial, aumentando ainda a sua potencialidade enquanto património histórico nacional de excelência.

Este investimento dota o destino da capacidade de se continuar a afirmar e de oferecer a quem o visita a melhor experiência, dando a conhecer o melhor de Portugal, agora com acesso a tecnologia de última geração. Não menos relevante, importa referir que toda a tecnologia desta fibra ótica é desenhada, desenvolvida e produzida nos laboratórios da Altice Labs de Aveiro, conferindo assim a este projeto uma maior singularidade, dando um enorme valor ao que é made in Portugal.

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, considera que «há princípios que hoje temos efetivamente de preservar. E é isso que fazemos hoje aqui, preservar o nosso património, a nossa cultura, a nossa história, mas olhando para o futuro, e sabemos que o futuro também se faz de tecnologia. Hoje nasce aqui um projeto que tem como principal ambição e objetivo, ligar as tecnologias, o futuro, a conectividade das pessoas, àquilo que é a tradição e também aos grandes setores em desenvolvimento destas regiões. Estas 12 Aldeias Histórias são também aldeias que perceberam desde o início a importância das novas tecnologias e o que a sociedade de informação tem para permitir o seu desenvolvimento económico, e com ele, o desenvolvimento social.».

Para o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, «é muito importante que a Altice se tenha disponibilizado para assegurar a ligação da fibra ótica, num quadro de um projeto muito mais alargado de infraestruturar todo o nosso território, num projeto que é decisivo para o nosso futuro coletivo. Uma economia digital, que é a única que o País tem que abraçar para poder ter futuro, precisa efetivamente de uma infraestrutura capaz para suportar este novo tipo de mundo onde vamos viver. Não acontecem estas coisas só porque se desenham estratégias ou porque se faz promoção, estas coisas acontecem porque as pessoas trabalham, e trabalham tanto melhor quanto puderem trabalhar em rede. E por isso queria felicitar e cumprimentar muito vivamente todos aqueles que quase há 3 décadas vêm levando a cabo este projeto das Aldeias Históricas (…). E queria por isso saudar a Altice, por todo o trabalho que fez e a como abraçou este projeto, queria saudar a Rede das Aldeias Históricas e muito particularmente, o Presidente da Associação.».

«Agradeço a todos os interlocutores da Altice Portugal, a participação e o apport que durante este ano foram trazendo e que permitiram este protocolo. (…) Um projeto singular em Portugal, projeto que pode ser um farol para outros projetos similares», acrescenta o Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, António Robalo.

De recordar que este investimento está em linha com a estratégia que a Altice Portugal tem vindo a realizar no que diz respeito à expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas fixas e móveis de nova geração, tendo prevista a cobertura em fibra ótica de última geração de 5,3 milhões de casas portuguesas até 2020, tendo já atingido o marco de 4,6 milhões de lares. Esta meta tornará Portugal no primeiro país da Europa com uma cobertura praticamente integral de fibra ótica.

Estas iniciativas vêm reforçar uma vez mais, a aposta da Altice Portugal no país, por meio do investimento e da inovação, pretendendo reduzir assimetrias regionais e garantir oportunidades iguais através da democratização do acesso às tecnologias. Assim, a Altice Portugal torna estes territórios mais atrativos e possibilita a captação de novos investimentos, contribuindo positivamente para a dinamização das economias locais.

Publicidade...



 

Enviar Comentário