Nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda alcança o seu 141.º Aniversário.
A história da PSP na cidade na Guarda retrata-se desde 22 de outubro de 1884, onde 15 cidadãos que tinham servido em Unidades do Exército, comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda, marcando desta forma a data que é considerada como um dia festivo para o Comando Distrital da PSP da Guarda.
A área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da PSP da Guarda abarca a cidade da Guarda, que é a mais alta do país com 1.056 metros de altitude máxima e também a cidade de Gouveia
Desde 28 de janeiro de 1951 que o Município de Gouveia conta com a presença do Comando Distrital da PSP da Guarda e, desde aí, que os Polícias da Esquadra de Gouveia têm garantido a segurança da cidade e de todos os cidadãos ao longo destes anos.
A PSP tem estado presente nestas cidades, 24 horas por dia, 365 dias por ano para proteger, prevenir e garantir a segurança e tranquilidade dos cidadãos.
O Comando Distrital da Guarda da PSP assume a responsabilidade em matéria de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas e munições, em todo o distrito da Guarda.
No âmbito das comemorações do aniversário, realizou-se já, na cidade de Gouveia, um concerto de Palmo & Meio pela Banda Sinfónica da PSP e decorre até ao final da presente semana, uma exposição itinerante da História da Polícia nas instalações do Teatro Cine de Gouveia.
Dia 22 de outubro às 09H00, nas Esquadras da Guarda e Gouveia vai realizar-se o Hastear da Bandeira Nacional e na Igreja Matriz de São Pedro, em Gouveia, uma missa por intenção da PSP, onde serão relembrados os elementos do Comando falecidos.
Às 10H45 do mesmo dia, no Teatro Cine de Gouveia, realizar-se-á a cerimónia solene.
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo