O Dia Nacional dos Castelos foi assinalado no município de Celorico da Beira , exaltando o papel estratégico e crucial desempenhado pelos castelos de Celorico e Linhares da Beira, na defesa e delimitação do território nacional.
Nos dias de hoje, os castelos são motivo de grande atração turística, porquanto constituem testemunhos da memória coletiva dos povos e representam autênticos símbolos histórico-culturais.
No âmbito desta efeméride, o Município pretende celebrizar a importância do património fortificado celoricense, mormente, o castelo de Celorico e seu historial.
Neste contexto, refira-se que no passado 23 de junho, decorreram 115 anos sobre a classificação de Monumento Nacional do castelo de Celorico da Beira, atribuída através do Decreto 16.6.1910, de 23 de junho, a poucos dias da deposição da Monarquia e implantação da República (5/10), pelo Rei D. Manuel II, pelo Ministro e Secretário dos Negócios da Guerra e pelo Ministro e Secretário dos Negócios das Obras Públicas, Comércio e Industria, José Mathias Nunes e Manuel António Pereira Júnior, respetivamente.
No referido decreto os monumentos nacionais encontram-se listados por tipologias e por distritos, sendo o Castelo de Celorico elencado como Monumento Militar, na subcategoria de Castelos, juntamente com as praças-fortes da Guarda, Sortelha e Sabugal.
O Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984, com o objetivo de promover em todo o país, iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado. Inicialmente, as comemorações tinham lugar no primeiro sábado do mês de Outubro. Em 2003 estabeleceu-se o dia 7 de outubro como data oficial.
Por:MCB