Início » centro » Fornos de Algodres com orçamento aprovado pelo executivo Municipal

Fornos de Algodres com orçamento aprovado pelo executivo Municipal

A localidade de Figueiró da Granja acolheu a Reunião Ordinária da Câmara Municipal ,no Museu Tavares Ferreira , onde foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal: um orçamento de 17,3 milhões de euros (+27% face a 2025), construído com um princípio simples — o programa eleitoral está refletido nas GOP, para que cada compromisso seja claro, monitorizável e transparente.
Apesar de uma pressão elevada do serviço de dívida ( 936 mil euros entre juros e amortizações), apresentamos um orçamento responsável e virado para o que mais conta: melhorar a vida das famílias e a resposta do Município no dia a dia.
O Orçamento Municipal e os restantes Documentos Previsionais constituem instrumentos fundamentais da gestão autárquica, na medida em que definem as prioridades estratégicas, os investimentos e a orientação da ação municipal para o ano de 2026.
Agora o Orçamento, as Grandes Opções do Plano e as normas para a respetiva execução, serão remetidos à Assembleia Municipal para apreciação e votação na próxima sessão ordinária.
O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Lote, sublinhou que “ a aprovação do Orçamento Municipal traduz um compromisso com uma gestão rigorosa e transparente, que responsabiliza o Executivo a cumprir aquilo a que se propôs, assegurando que cada medida e cada investimento correspondem às prioridades definidas e às expectativas das populações ”.
A reunião contou com uma presença significativa de munícipes, refletindo o interesse da população pelos assuntos estruturantes do concelho e reforçando a importância destes momentos de contacto direto entre os eleitos locais e os cidadãos.
No decurso da sessão, foram igualmente apreciadas e votadas outras propostas relevantes para o concelho, designadamente a atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, a concessão de subsídios e apoios às associações locais, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo, bem como a alteração ao Plano Diretor Municipal.
A sessão contribuiu para o esclarecimento de questões e reforçou a proximidade entre o Executivo Municipal e a população, no âmbito da estratégia de descentralização das reuniões de Câmara e de promoção de uma governação próxima e participada.

O que vai ter impacto direto em 2026:
Habitação (mais casas e melhores condições)
– Reabilitação do Bairro do Ténis
– Resposta às necessidades dos Beneficiários Diretos
– Fundo Municipal Porta 65
– Requalificação das Casas dos Magistrados
– Reforço do Just a Change
– Criação de duas Áreas de Regeneração Urbana
– Conclusão do projeto das Residências EN16
Infância e Educação (mais apoio às famílias e melhores escolas)
– Construção da Creche em Infias
– Requalificação do Campo de Jogos no Centro Escolar
– Escola Virtual gratuita para todos os alunos
– Alargamento dos cadernos de fichas a todos no ano letivo 26/27
– Finalização do projeto da requalificação da Escola Secundária
– Início da requalificação das escolas primárias em Matança
Saúde e Ação Social (mais apoio a quem mais precisa)
– Reforço e alargamento do acesso a medicamentos através do Programa ABEM
– Projeto-piloto de Preparação Individualizada do Medicamento
– Cheque Vacina na Infância
– Reforço do Apoio à Natalidade
Estradas, mobilidade e serviços essenciais
– Requalificação de Estradas Municipais
– Investimento em ambiente e saneamento, com objetivo de avançar com ETAR em Muxagata, Matança e Maceira
– Alargamento do sistema de resíduos porta a porta
Proximidade e coesão territorial
– Maior transferência de sempre para as Juntas de Freguesia: 209 748€ ( 17 480€ por Junta ), reforçando a capacidade de resposta em todas as localidades.
– Este é um orçamento alinhado com a Visão 2040 para as Zonas Rurais: um concelho mais forte, mais conectado, mais preparado e mais próspero.

fonte:MFA/AL

Publicidade...