Foi apresentado, nesta quinta-feira, no espaço ExpoEcclesia, o livro “A Capela de Música da Sé da Guarda (Séc. XVI – Séc. XIX). Algumas Obras (Séc. XVIII)” do padre José Joaquim Pinto Geada. A obra, com edição da Câmara Municipal e do Museu da Guarda, é resultado de um longo trabalho de pesquisa, de recolha e leituras sobre a música sacra composta
na Sé da Guarda, desde o séc. XVI até ao século XIX.
Marcaram presença, o bispo da Guarda, D.José Miguel Pereira, o presidente da Assembleia Municipal , José Relva e o Presidente da Câmara, Sérgio Costa.
José Joaquim Pinto Geada nasceu a 24 de agosto de 1937, na Orca, concelho do Fundão, e foi ordenado sacerdote, a 9 de março de 1963, por D. Policarpo da Costa Vaz.
O sacerdote tem publicadas as obras: “Concelho do Fundão, além-Gardunha”; “Santa Maria das Avelãs”; “P. Joaquim Dias Parente e a sua obra musical”. Coordenou o livro “Na presença dos Anjos Vos louvarei, Senhor!”, que reúne a obra musical do irmão, padre Manuel Geada Pinto.
O padre José Joaquim Pinto Geada, presentemente, é pároco de Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo, Sobral da Serra e Vila Franca do Deão (Guarda).
Para além da composição, ensino musical e direção coral, o sacerdote da Diocese da Guarda tem-se dedicado, no domínio da investigação, à história musical da Catedral egitaniense e à recuperação das obras de José Maurício e João José Baldi, mestres-capela da Sé da Guarda.
Fonte:MG e Ecclesia
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo