Residência de Estudantes do IPG homologada pelo ministro da Educação
Em comunicado, o Instituto Politécnico da Guarda – IPG refere que ,foi formalmente notificado nesta quarta-feira, 9 de outubro, que o seu projeto de Residência de Estudantes para o campus da Guarda é elegível para financiamento pelo PRR, tendo já recebido a minuta do contrato para validação e posterior assinatura. A notificação da
homologação pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, foi feita pela Agência Erasmus+ Educação e Formação.
Esta homologação é consequência da contestação que o Politécnico Guarda fez da metodologia utilizada na distribuição do financiamento para as residências de estudantes no Despacho n.º 10955/2024, de 17 de setembro, ao abrigo do Aviso nº 04/C02-i06/2024, na qual a residência prevista para o campus do IPG na Guarda não estava contemplada. A contestação do IPG foi atendida e a sua residência passou a constar da homologação do ministro Fernando Alexandre.
O Politécnico da Guarda tem agora até 16 de outubro para validar a minuta recebida e para que o seu presidente, Joaquim Brigas, assine o contrato- programa de financiamento.
“Foi feita justiça ao IPG e à necessidade que esta instituição tem de disponibilizar mais camas a um número crescente de alunos em muitos cursos”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. “É de saudar, também, a disponibilidade dos intervenientes neste processo para reconhecerem que o Politécnico da Guarda estava a ser vítima de uma injustiça e para a corrigirem, caso do senhor ministro Fernando Alexandre”.
Para Joaquim Brigas, “importa agora que o processo avance rapidamente, uma vez que – como toda a gente sabe – as verbas do PRR têm de ser executadas na totalidade antes de 2027”. Pela parte do IPG, segundo o seu presidente, “está tudo preparado para avançar rapidamente no terreno”.
A residência para estudantes do ensino superior que o IPG vai contruir no seu campus foi aprovada em julho pelo Painel de Avaliação Independente das candidaturas ao financiamento por verbas europeias do PRR. A residência do Politécnico da Guarda tem previstas 151 camas, um projeto de 3,7 milhões de euros, os quais poderão ser financiados até 85% pelo PRR.
Recorde-se que o Politécnico da Guarda também já tinha conseguido aprovar uma residência estudantil para Seia, onde funciona a sua Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Com 100 novas camas, uma antiga fábrica será reconvertida em alojamento para estudantes do ensino superior. Este projeto resultou de uma parceria do IPG com a Estamo: a obra está a cargo da Construção Pública (antiga Parque Escolar), ficando a gestão a cargo do IPG.
Isto mesmo foi confirmado no Diário da República de 6 de fevereiro de 2024, no Anúncio de procedimento n.º 1876/2024, e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 57-L/2024 de 23 março. “A futura residência vai ser fundamental para captar mais estudantes para a Escola Superior de Turismo e Hotelaria num futuro próximo”, afirma Joaquim Brigas.




