Raid Beiras e Serra da Estrela regressa para terceira edição com trilhos inéditos e promoção da região
A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) e o Clube Escape Livre apresentaram oficialmente a terceira edição do Raid Região Beiras e Serra da Estrela, iniciativa que vai decorrer entre os dias 12 e 14 de junho de 2026, com o apoio da MCoutinho através da marca Land Rover.
A apresentação decorreu no salão nobre da CIMRBSE, na Guarda, contando com a presença do presidente da CIMRBSE, Carlos Condesso, do secretário-executivo António Miraldes, do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, e ainda de Bruno Alves, em representação da MCoutinho.
Depois de uma primeira edição realizada no outono e uma segunda às portas do inverno, o Raid surge agora numa nova estação do ano, levando os participantes a descobrir a Serra da Estrela em pleno cenário primaveril. A base da operação será o hotel Vila Galé Collection Serra da Estrela.
A edição de 2026 promete percursos por trilhos menos conhecidos da serra, aliando aventura, património, cultura e gastronomia. Entre os destaques do programa estão as visitas ao Centro Interpretativo do Vale Glaciário do Zêzere, ao Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, bem como uma recriação histórica na Guarda dinamizada pelo Grupo Hereditas.
A componente gastronómica volta igualmente a assumir um papel importante, com os participantes a poderem degustar produtos típicos da região, como o tradicional pão de Videmonte e o famoso Queijo Serra da Estrela. O encerramento do evento está marcado para as Casas do Bragal, com um almoço recheado de sabores regionais.
Carlos Condesso destacou que iniciativas como esta têm contribuído para a afirmação turística da região, recordando os recentes indicadores positivos divulgados pelo INE relativamente ao aumento de dormidas e hóspedes no final de 2025 e início de 2026.
Já Luís Celínio sublinhou a diversidade do evento e a capacidade de promoção do território, revelando que esta edição contará com participantes oriundos de vários pontos do país, como Tavira, Sesimbra, Lisboa, Leiria, Coimbra, Oliveira de Azeméis e Guimarães, além de Salamanca, em Espanha.
Foto:DR





