×

Presidente da Assembleia da República preside às cerimónias do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Presidente da Assembleia da República preside às cerimónias do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

No próximo dia 7 de julho, Figueira de Castelo Rodrigo celebra o seu Feriado Municipal, assinalando o 362.º aniversário da vitória na Batalha de Castelo Rodrigo, um dos momentos mais marcantes da história do Concelho e da
Restauração da Independência de Portugal.
As comemorações têm início pelas 10h30, com o habitual hastear das bandeiras, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contará com a honrosa presença de Sua Excelência,
o Senhor Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.
Durante essa sessão, será atribuída a Medalha de Mérito Grau Ouro ao médico e escritor, Dr. Álvaro Carvalho, natural de Mata de Lobos, numa distinção que lhe confere o título de Cidadão Honorário do Concelho. Esta homenagem
reconhece o percurso profissional de excelência, a nobreza de carácter e a forma leal e íntegra com que tem contribuído para o progresso do concelho ao longo dos anos, nomeadamente na área dos cuidados de saúde prestados à população.
Pelas 12h00, terá lugar a inauguração do Arranjo Urbanístico da Entrada Sul de Figueira de Castelo Rodrigo, uma intervenção que permitiu requalificar e dignificar uma das principais entradas da vila, que ganha agora uma nova vida. O programa do Feriado Municipal termina pelas 16h00, em Vale de Afonsinho, com a inauguração da Casa do Azeite, um espaço dedicado à valorização do património local, uma nova infraestrutura de visitação turística do concelho, que servirá também para fins culturais nesta freguesia.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, “o Feriado Municipal é um momento de afirmação da nossa identidade coletiva e de reconhecimento, com orgulho, dos bravos de Castelo Rodrigo que, heroicamente, venceram em 7 de julho de 1664 a Batalha de Castelo Rodrigo”.
O autarca sublinha ainda que “o programa comemorativo deste ano alia o investimento na regeneração urbana, em equipamentos públicos e ao reconhecimento do mérito individual de funcionários públicos e de um filho da
terra que há muito tem ajudado e estado ao lado dos Figueirenses”.