Distrito da Guarda recebe equipamentos disponíveis para a prevenção de incêndios rurais e a gestão de combustíveis
O Governo reforçou, nesta quinta-feira, dia 1 de outubro, na Guarda, os equipamentos disponíveis para a prevenção de incêndios rurais e a gestão de combustíveis, com a entrega de 12 tratores florestais a municípios das Beiras e Serra da Estrela e de 25 novas viaturas destinadas a Equipas de Sapadores Florestais de várias regiões do país.
Os tratores vão reforçar a capacidade das autarquias para realizar trabalhos de gestão da vegetação, manutenção de faixas e caminhos e outras intervenções de prevenção. As novas viaturas, equipadas para apoiar a atividade das Equipas de Sapadores Florestais, integram o reforço dos meios disponíveis para atuação no terreno.A iniciativa incluiu a assinatura de protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e 12 municípios do distrito: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa.
Esta entrega enquadra-se numa aquisição de mais de 480 equipamentos destinados a municípios, comunidades intermunicipais, organizações de produtores florestais e estruturas operacionais, no âmbito do reforço dos meios para a gestão de combustíveis.
O investimento global em equipamento para autarquias, comunidades intermunicipais, organizações de produtores florestais e empresas ascende a cerca de 80 milhões de euros, no âmbito da estratégia de reforço da capacidade de prevenção e intervenção no território.
O reforço destes meios integra-se no Floresta 2050, que assenta numa visão de longo prazo para a gestão e valorização da floresta. A prevenção é desenvolvida ao longo de todo o ano, através da gestão ativa da paisagem e da disponibilização de meios adequados no terreno.
A cerimónia contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, do Ministro da Administração Interna, Luís Neves, e do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, bem como de representantes dos municípios, do ICNF, da CCDR Centro e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
📷: Jorge Oliveira/MAGRIM




