A magia do Natal volta a brilhar mais alto na Guarda, este ano entre 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2026. A Praça Luís de Camões será o ponto central do evento ‘Guarda, Cidade Natal’ num ambiente festivo, com sabores da época e muita fantasia. A programação inclui ainda concertos, mercadinhos de Natal, espetáculos de rua e no Teatro Municipal da Guarda e o tradicional Madeiro de Natal.
A Cidade Natal abre ao público na segunda-feira, dia 1 de dezembro, pelas 17h00 com a tão desejada chegada do Pai Natal e a ligação da iluminação de rua. À beira da Sé estará instalada a Árvore de Natal, o Carrossel Parisiense, o Comboio e a Casa do Pai Natal, lugar de visitas e pedidos especiais. Na Praça irá também funcionar o Mercadinho de Natal animado pela presença de personagens do imaginário infantil. Aqui guardenses e visitantes vão poder aconchegar-se e partilhar com família e amigos os sabores da quadra natalícia como as filhós, bolos variados, licores, queijo da Serra da Estrela, pão, chocolate quente, entre outras iguarias. Ainda no coração do Centro Histórico haverá um Mercadinho Social, uma oportunidade para as associações partilharem com a comunidade o que fazem de melhor, num convite ao verdadeiro espírito do Natal para ajudar a quem mais precisa.
Aos fins de semana, a animação será assegurada pela Banda do Carteiro (dia 6), Marchinha do Botequim (dia 7), Quebra Nozes (dia 13), Jingle Bells Band (dia 14), Banda Rena (dia 20) e os Soldadinhos de Chumbo (dia 21). Na tarde de Consoada, a 24 de dezembro, a Praça Luís de Camões ganha um brilho especial com o tradicional Madeiro de Natal. O fogo acende-se pelas 16h00 ao som do toque dos sinos por entre abraços e brindes com amigos e família. A tradição será cumprida na companhia da Fanfarra Moustache Band.
A Cidade de Natal, o Mercadinho Social e o Mercadinho de Natal funcionam de segunda a quinta entre as 15h00 e as 19h00; às sextas entre as 15h00 e as 22h00; aos sábados entre as 10h00 e as 22h00 e aos domingos entre as 10h00 e as 22h00. No dia de Consoada o funcionamento será das 10h00 às 18h00 e no Dia de Natal das 14h00 às 20h00.
Nesta quadra natalícia, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) preparou também um programa especial para os mais novos com atividades na Biblioteca e espetáculos no Jardim José de Lemos. O Teatro Municipal da Guarda (TMG) recebe no dia 3 de dezembro o concerto The New Orleans Gospel Choir e nos dias 19 e 20 será palco do espetáculo ‘Baião D’ Oxigénio’, de João Baião.
O ambiente festivo da época vai também estender-se a todo o concelho com os Concertos de Natal nas Freguesias, de 29 de novembro a 21 de dezembro. A música vai chegar através dos projetos ‘Violoncelos de Natal Vol.2’, com direção artística de Pedro Serra Silva; ’Ningue Ningue- Concerto de Natal’, de César Prata e Isabel Mendonça e ‘Noite de Natal, Noite de tradições: Canções da Nossa Terra’, pelo Coro Amicitia Chorus. A Igreja de Maçainhas recebe ainda no dia 21 um concerto do Coro Infantil – Juvenil ‘Os Formigas’. Na cidade, a Igreja da Misericórdia será palco no dia 19 de dezembro de um concerto com o Grupo Coral de Maçainhas, o Coro Infantil ‘Os Formigas’ e Ensemble de Violinos do Conservatório de Música da Guarda e no dia 21 o Concerto de Natal e Ano Novo pelo Orfeão do Centro Cultural da Guarda sob direção do Maestro Luís Carlos Serra.
No dia 27 de dezembro, o Café Concerto do TMG será palco da Farwell Party 2025 – Festa de despedida do Ano Velho. Será uma noite de convívio e dança ao som de música de diferentes géneros e épocas para receber, em antecipação, o ano de 2026 com as escolhas de Daniel Margarido e Katy Spikes.
A Alta Passagem de Ano 2025/2026 acontece este ano no largo do Mercado Municipal com a icónica banda portuguesa Delfins. Na mais longa noite do ano, o grupo promete trazer ao palco da mais alta todos os seus grandes êxitos. Segue-se o tradicional fogo de artifício às 00h00 e uma madrugada animada pelo grupo Forever 80’s que assegurará os grandes sucessos dos anos 80. São muitas e boas as razões para escolher a Guarda neste fim-de-ano.
O Município da Guarda desafia todos a brindar ao novo ano numa das mais altas das passagens de ano do país, a 1056 metros de altitude!
Depois do Natal, no dia 26 de dezembro, Aldeia Viçosa volta a cumprir a tradição secular do Magusto da Velha, com as castanhas a serem lançadas do cimo da torre da igreja em homenagem a uma benemérita da freguesia. Tudo começou no século XIII, quando D.ª Guiomar Gil de Riba Vizela deixou um testamento singular: Castanhas e Vinho para o povo de Aldeia Viçosa (Santa Maria do Porco, à época), em troca de um Pai Nosso pela sua alma. Oito séculos depois, a promessa que se transformou em tradição, continua viva. O dia 26 de dezembro é dia de festa, solidariedade e tradição com Castanhas atiradas do alto da Torre da Igreja, Vinho da Quinta do Ministro, Torradas com azeite local e um Creme de Castanhas para finalizar. A festa começa às 14h30 com uma “missa pela alma da Velha” e prolonga-se com a Dramatização do Testamento, com as tradicionais “Cavaladas” e sempre com muita animação, até às 17h00.
No Dia de Reis, a 6 de janeiro, o TMG recebe o espetáculo ‘Vamos Cantar as Janeiras!’, com direção artística de Pedro Leitão. Vão subir ao palco do Grande Auditório cerca de 20 grupos de associações e coletividades do concelho da Guarda para o tradicional ‘Cantar das Janeiras’. A receita das entradas com um valor de dois euros reverte a favor de uma instituição de cariz social.
O espírito de Natal está ainda em destaque com o concurso ‘Montras Natal 2025’ promovido pelo Município em parceria com o NERGA, através do qual os estabelecimentos comerciais são desafiados a decorar as montras com adereços, cores e brilhos caraterísticos daquela que é a considerada a época mais bonita do ano. A votação será feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara da Guarda, no site. Este ano, também no âmbito desta mesma parceria, decorrerá até 6 da janeiro a Campanha “Neste Natal, compre no Comércio local!”, com oferta de vouchers entre 50 a 250 euros aos clientes do comércio aderente.
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo