Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » 1.º Webinar “Work From Centro de Portugal”foi um sucesso

1.º Webinar “Work From Centro de Portugal”foi um sucesso

Teve lugar recentemente o 1.º Webinar “Work From Centro de Portugal” (“Trabalhar a Partir do Centro de Portugal”, em português). A iniciativa do Turismo Centro de Portugal que constituiu um sucesso, com cerca de 500 inscrições na plataforma Zoom. O vídeo da sessão, disponibilizado na página de Facebook da entidade soma já perto de 4 mil visualizações. O vídeo pode ser visto em https://bit.ly/2POfSJm.

A iniciativa reuniu vários convidados, entre nómadas digitais, empreendedores e empresas, para conversarem sobre o presente e o futuro do trabalho a partir de casa, ao mesmo tempo que apresentou as vantagens que a região Centro de Portugal oferece a quem escolhe este território para o fazer. Como todos os participantes referiram, esta é uma tendência cada vez mais presente nos dias de hoje e que veio para ficar: o mundo mudou para sempre.

Na intervenção inicial, Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou a importância deste tema para o posicionamento da região. “As tendências ao nível do trabalho indicam que, mesmo depois da pandemia, o trabalho remoto vai permanecer. Muitos escritórios vão fechar e as grandes corporações serão lembradas como mamutes em extinção”, sublinhou. “As casas vão tornar-se mais tecnológicas e adaptadas ao teletrabalho, as empresas vão procurar resolver as necessidades do trabalho em casa e a produtividade já não vai ser medida pelo chefe a olhar para o trabalhador, mas por plataformas que ajudam a avaliar resultados. Estão a chegar grandes alterações”, acrescentou.

Esse manual será apresentado através de um conjunto de workshops de capacitação, dirigidos a entidades públicas, associações e empresas turísticas, entre outras. O formulário de manifestação de interesse em participar nos workshops está disponível em https://forms.gle/ERSJ9GKYgRc5GeEv6.

O projeto inclui também um microsite, que será inserido no site do Turismo Centro de Portugal (www.turismodocentro.pt) em maio, assim como a publicação de um livro que divulgará os espaços de teletrabalho e funcionará como guia/roteiro tanto para locais/serviços teletrabalho friendly, como para atividades complementares e descrição genuína do território.

Por parte do projeto TravelB4Settle, Miguel apresentou o seu testemunho como nómada digital há quatro anos. “Já assistimos a muitas mudanças na humanidade. Começámos por ser nómadas, tornámo-nos sedentários e agora estamos no início de uma nova era. Encaro com grande entusiasmo os desafios que temos pela frente”, disse.

O nómada digital elencou aquelas que são, no seu entender, as três vantagens deste modo de vida e de trabalho: qualidade de vida (“podemos escolher onde trabalhamos, os horários, temos controle sobre a nossa própria vida”), maior produtividade a nível individual e menos custos fixos para as empresas, uma vez que os custos inerentes aos escritórios reduzem. Além disso, haverá um impacto positivo a nível ambiental, pelas horas de trânsito que se poupam. Finalmente, o trabalho em caso abre a possibilidade de deslocação de pessoas para zonas menos povoadas. “Agora que as empresas testemunharam as vantagens deste modelo é pouco lógico voltarmos às realidades pré-pandemia”, assinalou.

Publicidade...