Recentemente teve lugar o arranque da 14ª edição do projeto Fornos Vida. Um programa que pretende promover o envelhecimento ativo da população sénior do concelho, contribuindo para aumentar a sua qualidade de vida.
O projeto tem no seu plano anual diversas atividades, sejam elas de carácter mais regular, pontual, formação ou apenas de sensibilização para a adoção de estilos de vida diários mais saudáveis, bem como diminuir os fatores de risco relacionados com o processo de envelhecimento, combatendo a inatividade e o comportamento sedentário.
Um outro fator intrínseco ao programa é a diminuição do isolamento através da organização de atividades de ocupação de tempos livres, aumentando assim a interação social de forma a minimizar os impactos que a pandemia provocou nesta faixa etária a este nível.
Seguindo as diretrizes da O.M.S, durante toda a semana a população sénior de Fornos de Algodres pode usufruir de várias atividades físicas, ajustadas às suas capacidades, seja em meio terrestre ou aquático.
De referir que nesta edição, foi incorporado, pela primeira vez, a lecionação de outras modalidades coletivas e individuais para além das já usuais Motricidade, Hidroginástica e Boccia Sénior.
Nas primeiras aulas os alunos têm correspondido com taxas de participação e de assiduidade altíssimas.
Fotos:MFA