Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » 2ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra»com milhares de visitantes

2ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra»com milhares de visitantes

IMG_2241 No fim de semana de 20 e 21 de maio, milhares de pessoas invadiram o centro da cidade de Mangualde para participar na 2ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra». Num ambiente animado e trajado à época foi recriado o Mangualde antigo dos anos de 1940, 1950 e 1960. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde João Azevedo,marcou presença na iniciativa.

Na abertura do evento, o Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, acolheu a conferência “Economia e Sociabilidade Rural na Beira na primeira metade do séc. XX”, proferida por Maria Margarida Sobral da Silva Neto, especialista em História Moderna e ContemporânIMG_2276ea, Regime Senhorial, Sociedade e Vida Agrária, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Durante o certame, as tabernas, os produtos regionais, os jogos tradicionais e o teatro estiveram em destaque. Foi possível conhecer os produtos e os ofícios da época – ourivesaria, vendas, retrosaria, fotógrafo à la minute, doçaria, medicina popular, alfarrabista, vendedoras de praça, simulacro, bordados, sapateiros, lanifícios e muito mais – ao som de espetáculos de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.

Paralelamente, no sábado, o Mercado Municipal de Mangualde acolheu o «II Festival do Borrego», organizado pela COAPE, com o objetivo de valorizar a fileira e promover a pastorícia, bem como degustar o borrego confecionado de maneiras diferentes, o queijo DOP e outros produtos da terra. Durante todo o fim de semana realizou-se ainda o «Fim de semana gastronómico do cabrito» nos restaurantes aderentes.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Mangualde e contou com a parceria da Cidade Excelência Associação – Turismo de Mangualde, da COAPE, da Queijaria Vale da Estrela e do Agrupamento de Escolas de Mangualde e do CLDS 3G.

Publicidade...



 

Enviar Comentário