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2ª Edição do “Programa Municipal de Capacitação das Respostas Sociais”inicia no Município de Fornos de Algodres

O Município de Fornos de Algodres vai promover um conjunto de ações de formação dirigidas às IPSS do Concelho, no âmbito da 2ª Edição do Programa Municipal de Capacitação das Respostas Sociais

Assim, segundo, Manuel Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, o Programa Municipal de Capacitação das Respostas Sociais pretende responder a necessidades expressas pelas instituições do concelho em sede de CLAS.

O reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido pelas organizações do setor social é uma preocupação do executivo, que tem particular atenção às problemáticas sociais no apoio aos mais vulneráveis. Neste intuito, com o investimento neste conjunto de ações, pretendemos apoiar a qualificação das instituições e assim contribuir para uma melhoria da prestação de serviços e consequentemente numa melhoria da qualidade de vida de todos os que usufruem destes serviços.

 

Também deste modo, queremos manter-nos ao lado das instituições e demonstrar o nosso reconhecimento pelo árduo trabalho e esforço que marcaram a sua ação nos últimos meses, de modo a garantir a prestação de serviços com segurança e proteção, a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que estão ao seu cuidado nas várias respostas sociais e, de modo particular, daqueles que se viram privados de poder de sair do seu domicílio, mas a quem nunca nada faltou.

 Pelo feedback recolhido, inclusivamente da Segurança Social da Guarda onde este trabalho foi bastante elogiado, este Programa é uma boa prática que vamos manter e reforçar nos próximos anos, porque consideramos que apostando na qualificação das instituições, estamos a melhorar a vida de todos os que dela dependem, sejam utentes ou trabalhadores.

 Pretendemos assim, continuar a apoiar as instituições no caminho da qualidade para que pautem a sua atuação pela humanização dos serviços prestados, mas também incentivando ao culto de se tornarem bons locais para trabalhar.”

 A primeira ação contou com a participação de Amélia Martins, grande embaixadora da Humanitude em Portugal, dando especial contributo para a sensibilização e consciencialização das IPSS para a importância de nos mantermos “Humanos”, colocando consciência e método nos pormenores do cuidar, onde o Olhar, a Palavra, o Toque e a Verticalidade são os principais pilares. Este modelo/metodologia de cuidados permite avaliar e garantir a qualidade em Cuidados Humanizados nas respostas sociais, facilitando o uso profissional da Relação como ferramenta de trabalho.

Ainda durante o mês de abril terá início uma outra ação, em formato online, que será dinamizada por formadora qualificada e experiente na área legislativa para o terceiro setor (Ana Filipa Magalhães), que ajudará as IPSS do concelho a criar um “Regulamento Interno de Relações Laborais e de Direitos Humanos e a Dignidade da Pessoa Humana nas Instituições Sociais”. Pretende-se agregar neste documento as principais normas que se encontram dispersas por vários quadros normativos e torná-las transparentes, e, suficientemente claras, para que todos possam falar a mesma linguagem e uniformizar procedimentos, evitando conflitos gerados por desconhecimento ou má interpretação da lei laboral. Será, sem dúvida, um importante contributo para o correto e harmonioso funcionamento das instituições, e para a prossecução dos seus objetivos e desafios, seja na perspetiva dos direitos e deveres dos seus trabalhadores, seja na perspetiva dos utentes e da satisfação das suas necessidades.

Em resposta a necessidades expressas pelas IPSS do concelho será ainda dinamizada uma ação, em formato online, por formadora qualificada e experiente na área ( Rosa Maria Batista, Turnaround Social), sobre o tema da “Contratação Pública” com uma forte componente prática. Constitui objetivo principal desta ação dotar as IPSS de conhecimentos específicos nesta área e capacitar na elaboração de procedimentos de aquisição em conformidade com o regime jurídico da Contratação Pública.

O pessoal técnico e dirigentes das IPSS poderão, também, desenvolver técnicas e estratégias de intervenção e de comunicação em equipa, participando na ação “Liderança e Motivação de Equipas”, e na ação “Comunicação e Gestão de Conflitos”, dinamizadas por formadora qualificada e experiente na área (Ana Marques). Constitui objetivo principal destas ações promover o desenvolvimento de competências de liderança e de comunicação e aplicar as mesmas no contexto organizacional, na prevenção e resolução de conflitos interpessoais.

Do Plano de Formação fazem ainda parte ações direcionadas para os cuidadores das respostas sociais, abrangendo as áreas de: “Saúde da Pessoa Idosa-Cuidados Básicos”; “Segurança e Saúde no Trabalho – Situações Epidémicas/Pandémicas”; “Cozinha-Organização e funcionamento”; “Gestão de Stress e Gestão de Conflitos”. Trata-se de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) que fazem parte de uma extensa oferta formativa, proporcionada pela empresa Mutação-Consultadoria, Estudos e Serviços de Formação Lda.

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