Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » 403 º ANIVERSÁRIO DA MISERICÓRDIA DE MANGUALDE

403 º ANIVERSÁRIO DA MISERICÓRDIA DE MANGUALDE

403 anosEsta quarta-feira a Misericórdia de Mangualde completou 403 anos de vida. Estes quatro séculos de história conferem-lhe o estatuto de Instituição mais antiga do nosso Concelho.
Ao longo destes quatro séculos, a Misericórdia de Mangualde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento social, económico e cultural da nossa Terras e foi sempre a Instituição dos mais necessitados, ajudando e cuidando daqueles que nada têm. Hoje a Instituição continua a sua missão de cuidar os mais frágeis. Constituída por duas Estruturas Residenciais para Idosos, uma Unidade de Cuidados Continuados e uma Creche, que funcionam 24 horas por dia, durante 365 dias por ano. Com cerca de 140 colaboradores, presta cuidados diários a 230 Utentes.
Procuramos todos os dias servir mais e melhor os que nos procuram e responder atempadamente aos problemas sociais emergentes na nossa comunidade. Queremos manter estes princípios, no entanto é importante adaptarmos os meios e os recursos disponíveis às novas exigências, para continuarmos a cumprir a nossa missão.
Desenvolvemos a nossa ação com a preocupação permanente de garantir a necessária sustentabilidade financeira da Instituição, mas também com a consciência de que a identidade da Misericórdia resulta da sua ação em prol dos mais carenciados e dos mais frágeis da nossa sociedade. Esta identidade distingue-nos das demais IPSS, conferindo-nos o dever de continuar a apoiar aqueles que mais precisam, independentemente da sua condição social e económica.
Preocupamo-nos em qualificar cada vez mais as nossas respostas sociais de modo a oferecermos à Comunidade os melhores ser¬viços, equilibrando a obra de so¬lidariedade, por um lado, com a sustentabilidade das nossas valên¬cias, por outro. Temos uma visão estratégia para o crescimento e desenvolvimento da Instituição mas com finalidade e domínios sociais, procurando as melhores soluções financeiras capazes de responder às solicitações e crises do mundo atual.
E como hoje foi dia de aniversário e somos uma Instituição com ligações a um Continente, a um País e a um Concelho, iniciámos o dia com a Cerimónia do Hastear das respetivas Bandeiras, sem esquecer a bandeira da União das Misericórdias Portuguesas, de quem nós somos membros efetivos.
Às 10h00 teve lugar a Missa no Lar Morgado do Cruzeiro, que foi de Celebração de Páscoa e também de ação de graças pelos 403 anos vividos.
Como este ano o Aniversário da Misericórdia coincide com a Celebração da Páscoa, entendemos que deveríamos projetar para o mês de Abril o programa comemorativa desta data tão importante para nós, pelo que brevemente daremos conta do programa comemorativo, que irá acontecer nos dias 15, 16 e 17 de Abril.

Por:Mun.Mangualde

Publicidade...



 

Enviar Comentário