Início » Canas de Senhorim » 8o Festival Literário “ELOS de Leitura”apresentado

8o Festival Literário “ELOS de Leitura”apresentado

O 8o Festival Literário “ELOS de Leitura” foi apresentado  no Salão Nobre Paços do Concelho, com a Conferência de Imprensa que marca o arranque desta 8a edição que se realiza de 12 a 20 de abril. Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas a todos os presentes, referindo que esta iniciativa resulta da sinergia entre a Câmara Municipal de Nelas, Rede de Bibliotecas de Nelas, Fundação Lapa do Lobo e Agrupamentos de Escolas Canas de Senhorim e de Nelas, que, graças a um contínuo trabalho de equipa, desenvolveram este notabilíssimo trabalho em rede.

O edil referiu o papel importante que os ELOS têm na Promoção Territorial e Cultura do Concelho de Nelas, salientando que desde a primeira edição esta iniciativa tem crescido em dimensão e
diversidade, passando a ser um evento agregador de múltiplas manifestações artísticas que chegam
a todos os públicos e que também atrai visitantes extra-concelho. Com o objetivo de reforçar o
prazer pela leitura e pelos livros junto de um público alargado, o Presidente destacou ainda que a
edição deste ano se destaca pelo seu programa rico e transversal que vai atrair crianças, jovens e
população sénior.

Joaquim Amaral evidenciou ainda a temática desta edição “À Volta de António Lobo Antunes”, uma homenagem a este este incontornável da literatura portuguesa que durante a sua infância e juventude passou momentos muitos felizes na casa dos seus avós maternos, situada em Nelas. Um
merecido tributo a este autor que dá nome à Biblioteca Municipal e uma Rua na Vila de Nelas, e que na edição dos ELOS 2023 se traduziu na criação do Percurso Literário “Pelas Memórias de António Lobo Antunes”, rota baseada nas recordações que o autor eternizou de forma emotiva e carinhosa nos seus livros de “Crónicas”, e que este ano merece novamente destaque com o passeio “Pelas Memórias de António Lobo Antunes, da Origem à Execução” aberto a toda a comunidade.

Do vasto programa apresentado para a COMUNIDADE constam ainda uma encenação pelas Alunas da Universidade Sénior que vão dar vida a uma Crónica de Lobo Antunes; a Exposição “Pelas Memórias de António Lobo Antunes” e a Exposição de Fotografia “O Mundo de António Lobo Antunes; as “Casinhas de Leitura – Leve, Leia, Devolva!”; os espetáculos “Muito Riso, Muito Siso” e “25 de Abril”; a “Oficina do Óscar” dirigido a pais e filhos; a maratona de leitura online “8 Horas a Ler”; a atividade “Leitura às Cegas, Prova de Livros” e a Apresentação do Livro “Uma Volta ao Mundo em Dez Contos” por Abel de Andrade Nunes. Destaque também para o Encontro “Leituras e Património: a Identidade Cultural de uma Região”; um Jantar Literário; a peça de teatro “A Casa da Praia”, pelo Teatro Meia Volta e o Encontro de Autores Concelhios “Sair da Gaveta”. O programa dos ELOS termina com o Concerto de Encerramento “Fado Lobo”, pela voz da fadista Sílvia Mitev. Destaque ainda para os Leitores de Fraque, que vão andar, durante todo o evento, a “cobrar” as dívidas de leitura aos mais distraídos, e para o Feira do Livro que até 20 de abril pode ser visitada na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, Nelas, e na qual podem ser adquiridos livros de diversas editoras com descontos até 10%.

Do programa organizado para a COMUNIDADE ESCOLAR, constam os Encontros com os Autores
André Pereira, Isabela Figueiredo e Ana Filipa Correia, a animação “Histórias Cantadas”, o espetáculo “Palavreando” pelos Mochos no Telhado, e o espetáculo para crianças, “Livros?! Não!”, atividades que serão uma mais valia para os nossos alunos na sua contínua descoberta pelo mundo da escrita e da leitura, e no seu crescimento tanto académico como pessoal.

As atividades dos ELOS continuam “Fora de Horas”, até ao fim do mês de maio, nos Agrupamentos
de Escolas do Concelho, com a Apresentação de Catálogo do Museu do Falso que irá dar a conhecer
aos alunos os “artefactos e documentos históricos” deste espaço museológico composto
exclusivamente por um acervo proveniente de criadores contemporâneos que subordinam as suas
criações à premissa e conceito de “Simulacro”: E se um determinado evento tivesse ocorrido de
modo diverso ao que efetivamente se verificou?

Publicidade...