×

IPO de Coimbra promove 1.ª Masterclass em Cancro do Colo do Útero

IPO de Coimbra promove 1.ª Masterclass em Cancro do Colo do Útero

O IPO de Coimbra vai organizar, nos dias 21 e 22 de maio de 2026, a 1.ª Masterclass em Cancro do Colo do Útero / Cervical Cancer Masterclass, uma iniciativa promovida pelo Grupo Multidisciplinar de Ginecologia (GMP), dedicada à atualização científica e à formação avançada na área da ginecologia oncológica.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio, afirmando-se como um importante espaço de partilha de conhecimento, inovação e excelência clínica no combate ao cancro do colo do útero.

Ao longo de dois dias, serão abordados temas centrais ligados à prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento da doença, incluindo vacinação HPV, rastreio molecular, diagnóstico patológico e imagiológico, inteligência artificial aplicada à medicina, cirurgia oncológica, preservação da fertilidade, terapêuticas sistémicas e radioterapia.

A Masterclass contará ainda com sessões multidisciplinares, discussão interativa de casos clínicos, comunicações orais e workshop cirúrgico com vídeos comentados, reforçando a importância da colaboração entre diferentes especialidades na abordagem integrada desta patologia.

A iniciativa destina-se a médicos e outros profissionais de saúde com interesse na área da ginecologia oncológica, promovendo a atualização científica e o contacto com algumas das mais recentes abordagens e tecnologias aplicadas ao tratamento do cancro do colo do útero.

Com esta iniciativa, o IPO de Coimbra reforça o seu papel na formação médica diferenciada e na promoção da investigação e inovação em oncologia.