×

Mangualde – EncruzArte cresce em número de produtores e a novidade Glow Garden

Mangualde – EncruzArte cresce em número de produtores e a novidade Glow Garden

A terceira edição do EncruzArte realiza-se entre os dias 7 e 9 de agosto, na Quinta Dona Leonor, em Mangualde, e apresenta um crescimento significativo, com um aumento de 143% no número de produtores de vinho Encruzado face à primeira edição. O evento volta a reunir vinho, gastronomia e cultura, num programa que inclui concertos, showcookings, provas comentadas e uma das grandes novidades deste ano, o Glow Garden, um jardim iluminado que promete proporcionar uma experiência sensorial única.
Durante a apresentação oficial do evento, o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, destacou a evolução do EncruzArte desde a sua criação.
“O EncruzArte tem vindo a crescer de forma sustentada. Começámos com sete quintas do concelho e, este ano, estarão presentes 17 produtores de vinho Encruzado, o que representa um aumento de 143% entre 2024 e 2026.”
O autarca sublinhou ainda que o certame se afirmou como uma referência na promoção do vinho Encruzado, da Região Demarcada do Dão e dos produtores locais, contando nesta edição com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo Centro de Portugal.
IMG_3620-300x200 Mangualde – EncruzArte cresce em número de produtores e a novidade Glow GardenA vereadora da Cultura e Turismo, Rosalina Alegre, revelou que uma das principais novidades será o Glow Garden, uma instalação luminosa concebida para valorizar os espaços da Quinta Dona Leonor e enriquecer a experiência dos visitantes.
Programa reúne música, gastronomia e provas de vinho
A abertura oficial está marcada para as 17h30 de sexta-feira, 7 de agosto, seguindo-se as primeiras provas de vinho. Às 18h00, Miguel Gameiro participa num showcooking e, às 19h30, Manuel Pinheiro, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, orienta a masterclass “A Arte do Encruzado”. A noite termina com o concerto de Teresa Salgueiro, às 21h45.
No sábado, 8 de agosto, as provas de vinho começam às 17h00. Meia hora depois, Paulo Moreiras apresenta o livro “Do Palito à Perdiz — Sobre a Mesa Muito Se Diz”. Às 18h30, a chef Justa Nobre protagoniza um showcooking, enquanto Camané sobe ao palco às 21h45.
O último dia, 9 de agosto, inicia-se igualmente às 17h00 com provas de vinho e encerra às 20h30, com um concerto da violinista mangualdense Mariana Mendes.
Ao longo dos três dias, o ambiente será complementado pelos Sunset Sound Wines, com atuações de Suit Guys, Carlos Sanchez e Trio Simple Sound.
Bilhetes com elevada procura
O recinto contará ainda com dois restaurantes e terá acesso limitado à capacidade da Quinta Dona Leonor.
Os bilhetes podem ser adquiridos online ou no Posto de Turismo de Mangualde. O ingresso diário custa 10 euros para adultos e 5 euros para jovens entre os 13 e os 17 anos, sem acesso às provas de vinho. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos.
Segundo Rui Marques, técnico superior de Turismo do Município de Mangualde, a procura tem superado as expectativas da organização.
“A venda de bilhetes está acima das nossas previsões, pelo que existe a possibilidade de já não haver ingressos disponíveis durante os dias do evento.”
O EncruzArte volta, assim, a afirmar-se como um dos principais eventos de promoção do vinho Encruzado e da Região Demarcada do Dão, conjugando enoturismo, gastronomia, património e cultura num ambiente de excelência.