Início » Ambiente » Acreditação do Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa (LAD) recomendada

Acreditação do Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa (LAD) recomendada

O Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem (World Anti-Doping Agency – WADA) aprovou hoje, em Sydney, Austrália, a recomendação para a acreditação do Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa (LAD).

A acreditação do LAD tinha sido revogada em outubro de 2018, mas – como apontou o Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem – “desde então, o laboratório seguiu todas as etapas exigidas pela Norma Internacional de Laboratórios para garantir a sua nova acreditação”.

O passo decisivo para esta acreditação foi a aprovação, em 5 de maio de 2022, pelo Conselho de Ministros, do Decreto-Lei que procedeu à integração do LAD no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), I.P..

Com esta integração num Instituto de reconhecido prestígio, Portugal consolidou os esforços empreendidos na luta contra a dopagem, reforçando a imagem do país enquanto Estado defensor da verdade desportiva e garantindo a conformidade do LAD com a Norma Internacional de Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem.

Agora, com a acreditação do LAD, é dada visibilidade ao controlo de dopagem efetuado no nosso país e ao reforço da luta contra a dopagem, permitindo ainda uma poupança ao Estado, que deixará de depender de análises encomendadas a laboratórios europeus e possibilitando arrecadar receitas de análises de dopagem solicitadas por outros países.

 

Publicidade...