Estão apurados os vencedores da 13ª edição do Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras do Centro de Estudos Ibéricos (CEI). O júri premiou 19 dos cerca de 600 concorrentes, tendo o fotógrafo espanhol Adra Pallón sido o grande vencedor com o portfolio intitulado “Demothanasia”, um conjunto de imagens que retrata o despovamento e a morte lenta de muitas regiões rurais de Espanha.
De entre participantes de mais de 60 países, foram galardoados fotógrafos de várias nacionalidades: Espanha (7), Portugal (5), Índia (2), China (1), Croácia (1), Itália (1) Irão (1), Moçambique (1).
Os vencedores, por categoria, são os seguintes: Melhor Portfólio: Adra Pallón (Espanha); Tema 1. Património natural, paisagens e biodiversidade Vencedor: Seyed Hamed Mousavi (Irão) e Menções Honrosas: Stéphane de Rouville (Espanha), Sudip Maiti (Índia), Matteo Strassera (Itália); Tema 2. Espaços rurais, agricultura e povoamento Vencedor: Xavier Ferrer Chust (Espanha) e Menções Honrosas: Yao Zhou (China), Ângelo Lucas (Portugal), Avijit Ganguly (Índia); Tema 3. Cidade e processos de urbanização Vencedor: António Pedrosa (Portugal) e Menções Honrosas: Kike Balenzategui Arbizu (Espanha), Fernando José Fortes (Portugal); Tema 4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social Vencedor: Manolo Espaliú (Espanha) e Menções Honrosas: Sérgio Conceição (Portugal), Jose Maria Rubio Calonge (Espanha), Pedro José Saavedra Macías (Espanha), Mary Crnkovic Pilas (Croácia).
Os prémios especiais para um concorrente português e para um concorrente dos Países Africanos de Língua Portuguesa forma atribuídos a Alina Zaharia e Albino Mahumana (Moçambique).
O projeto Transversalidades – Fotografias sem Fronteiras teve início em 2011 com o objetivo de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta. Os resultados da edição de 2024 reafirmam a qualidade e o alcance que o Concurso tem vindo a granjear, reconhecido como um dos principais concursos de Fotografia a nível nacional.
A exposição e o lançamento do catálogo desta edição terão lugar no Teatro Municipal da Guarda, no dia 8 de dezembro, pelas 15h00, integrados no programa do VII Encontro “Imagem & Território”, que decorrerá de 6 a 8 de dezembro, na Guarda.