×

António Madeira coloca o Dão no topo mundial com 100 pontos de James Suckling

António Madeira coloca o Dão no topo mundial com 100 pontos de James Suckling

O vinho do Dão “António Madeira Os Granitos 2023” recebe pontuação máxima de James Suckling. É a primeira vez que um vinho português não fortificado alcança esta distinção atribuída pelo prestigiado crítico norte-americano.

O Dão volta a afirmar-se entre as grandes regiões vitivinícolas do mundo no que toca à qualidade. O vinho “António Madeira Os Granitos 2023”, produzido na sub-região da Serra da Estrela, acaba de ser distinguido com 100 pontos por James Suckling, um dos mais influentes críticos e especialistas de vinhos a nível internacional.

A distinção assume um significado histórico para o setor vitivinícola nacional: é a primeira vez que um vinho português não fortificado obtém a pontuação máxima de 100 pontos de James Suckling.

Produzido por António Madeira, o vinho premiado é cultivado em modo biodinâmico, tem PVP recomendado de 64 euros, e é uma expressão do terroir e de uma viticultura de altitude, assente na recuperação e valorização de vinhas velhas situadas no sopé da Serra da Estrela.

Para a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), este reconhecimento internacional representa uma afirmação inequívoca da qualidade e do potencial da região. “Distinções como esta elevam o Dão para o patamar de qualidade que pretendemos para a região e confirmam aquilo em que temos vindo a trabalhar: afirmar o Dão, os seus produtores e os seus vinhos entre os grandes nomes do vinho a nível internacional. É um reconhecimento extraordinário para o António Madeira, mas é também um motivo de orgulho para toda a região e para todos os que diariamente trabalham para valorizar o Dão.”, afirma Manuel Pinheiro, Presidente da CVR Dão.

Nascido em Paris, António Madeira encontrou na Serra da Estrela a matéria-prima para desenvolver uma visão muito própria do Dão. O produtor recuperou vinhas velhas de altitude, parte fundamental do património vitivinícola da região, apostando na produção de vinhos de terroir e de mínima intervenção.

As vinhas utilizadas na produção dos seus vinhos têm entre 50 e 120 anos e encontram-se a altitudes entre os 450 e os 600 metros. As condições de altitude favorecem maturações lentas e a preservação da acidez natural das uvas, contribuindo para a produção de vinhos de grande frescura, identidade e capacidade de expressão do lugar.

Sobre a distinção agora alcançada, o produtor destaca o significado pessoal e o trabalho que está na sua origem: “É um enorme orgulho receber este reconhecimento, que resulta de muito empenho e trabalho. Quando recebi a notícia dos 100 pontos estava precisamente a pôr no lagar a colheita de 2026 deste vinho. Nada acontece por acaso.”, afirma António Madeira.

A distinção de James Suckling coloca assim o vinho António Madeira Os Granitos 2023 num lugar de exceção e reforça a projeção internacional do Dão enquanto região capaz de produzir vinhos de identidade e qualidade reconhecidas ao mais alto nível.

Fonte:CVRD