Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Apresentação da 22ª Feira das Tradições e Atividades Económicas do Concelho de Pinhel

Apresentação da 22ª Feira das Tradições e Atividades Económicas do Concelho de Pinhel

16325597_10206367288659783_1476785346_o Na apresentação da 22ª Feira das Tradições e Atividades Económicas do Concelho de Pinhel, com o Tema Brasões, Pelourinhos e cruzeiros.

Começou com um passeio de Aventura de TT ao concelho de Pinhel, em direção a locais mais emblemáticos que marcaram a história deste concelho.

Primeira paragem deste passeio e conhecimento de um concelho riquíssimo ao nível do tema que se está tratar foi as Lameiras, onde está um Calvário com características cristãs, existindo três cruzeiros assentes em blocos de pedra trabalhada e em relevo. Seguidamente caminharam para outro ponto importante que foi Lamegal, onde tem o Pelourinho que representava a existência do poder local no séc. XVI, sendo extinto em 1836, passando a pertencer ao Concelho do Jarmelo e de seguida ao da Guarda até que 1862 passou a pertencer ao Concelho de Pinhel, este pelourinho, muito rústico, ergue-se sobre plataforma rochosa, não tendo degraus.

No meio da ta16325654_10206367285139695_1107332566_orde e do passeio foi-se visitar o Calvário da Atalaia onde se tirou a foto de família das pessoas que estavam a fazer o passeio, uma localidade que fica na extremidade do Concelho de Pinhel e este Calvário um local que pertencia a uma Irmandade do Senhor dos Passos e tem maior relevo para os cristãos um local de muito culto.

Neste concelho existiu outra localidade que já foi sede de concelho que foi Alverca da Beira sendo que foi durante pouco tempo com este patamar, visto que foi extinto em 1853 e seu início desconhece-se mas prevê-se que foi nos finais do séc. XVII inicio do séc. XVIII

Por fim, o regresso, a Pinhel que é atual sede de concelho e foi o culminar de um passeio por locais importantes relacionados ao tema deste16359286_10206367283699659_1156035390_n Certame que se vai realizar no último fim-de-semana de Fevereiro, mais concretamente, de 24 a 26.

Em Pinhel o Pelourinho que é o inicio de um grandioso património que esta cidade tem de relevo a nível de património histórico.

Na apresentação propriamente dita, foi o culminar de uma tarde excelente e de muito conhecimento relacionado ao tema em questão de Brasões, Pelourinhos e Cruzeiros.

O Presidente da Câmara, Rui Ventura agradeceu ao Clube Fora de Estrada de Pinhel TT pelo passeio que proporcionaram nesta tarde pelos caminhos rurais para visitar o vasto e riquíssimo património que existe no concelho. Agradeceu ao Agrupamento de Escolas, pela organização interessante Desfile de Carnaval, perante o Tema que está escolhido e irá ser giro ver todas as novidades que integra para o mesmo, agradeceu ao parceiro que está para durar à Super Bock, à Caixa de Crédito Agrícola que também se associa a este evento.

Esta Feira vai ter uma área de envolvência de 8000m2, sendo o evento maior desta região e com maior envolvência tanto no concelho como da região, tendo 200 expositores inscritos e não sendo possível colocar mais nesse pavilhão, estando também lugares assegurados para as juntas de Freguesia, como para os produtores do concelho cos produtos endógenos desta região.

A apresentação aconteceu, aqui nesta casa, devido a ser um local muito importante para todos os Pinhelenses e vai ser a Sala de visita nos próximos anos depois de estar bem remodelada. Esta Feira tem como slogan “A Melhor de Sempre”, devido a todos os anos ter sido bem explorada e cada vez com maior expansão a nível concelhio, nacional e internacional, visto que, ano após ano melhorou muito e ao mesmo tempo o leque de artistas apresenta mais qualidade.

O Cartaz da Feira já é conhecido: dia 24,sexta-feira começa com Desfile de Carnaval pelas ruas de Pinhel e à tarde à noite Anselmo Ralph será a figura de cartaz para animar a festa mas vai ter a Dj Olga Ryazanova e por fim vai estar a Orquestra Graffiti.

No sábado, 25, Santa Maria e Diogo Miranda são as grandes atrações.

Para finalizar este evento no dia 26, no Domingo vai estar presente Áurea ,a atração maior deste dia e para abrilhantar o baile de carnaval vai estar a cargo do grupo Hi-Fi.

Por:Miguel Machado

Publicidade...



 

Enviar Comentário