Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Apresentação da Revista Beira Alta e homenagem a Alexandre Alves

Apresentação da Revista Beira Alta e homenagem a Alexandre Alves

A Igreja da Misericórdia acolheu uma sessão de homenagem ao Dr. Alexandre Alves., com a apresentação da Revista Beira Alta, número especial dedicado ao investigador e historiador de Mangualde.
Estiveram presentes o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Manuel Fernando Cabral, Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, em substituição do Sr. Presidente, e Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM.
A revista foi apresentada pelo Dr. João Soalheiro, Membro do conselho editorial da Revista Beira Alta, ex-presidente do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, tendo sido também Diretor Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. O público assistiu ainda a uma visita guiada à Igreja da Misericórdia através dos textos de Alexandre Alves, pela Doutora Fátima Eusébio, atual diretora da Revista Beira Alta e Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Viseu. A sessão finalizou com um momento musical por Margarida Ferreira Santos.
A iniciativa desenvolvida na Igreja da Misericórdia enquadrou-se num conjunto de ações que pretendem revisitar a obra escrita de Alexandre Alves através das visitas ao património por ele estudado e dar a conhecer o fundo bibliográfico doado à Biblioteca Municipal, no âmbito do centenário do seu nascimento, dos 25 anos da Biblioteca Municipal e do 80º aniversário da Revista Beira Alta. Estas ações reúnem três entidades: Município de Mangualde, a CIM Viseu Dão Lafões e o Departamento dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Viseu.

Publicidade...