Nesta edição , quero escrever um pouco sobre o 8 de maio. Pode achar-se estranho, eu querer escrever acerca de um dia, que ao olharmos o calendário nada assinala, mas perdoe-me, caro leitor, não quero deixar de assinalar este Dia; acompanhe-me com alguma paciência, caro leitor.
No dia 1 de setembro de 1939, começa a Segunda Grande Guerra na Europa; o exército de Hitler inicia a invasão da Polónia, dando início à Grande Guerra. No dia 3 de setembro, o Reino Unido e a França declaram guerra à Alemanha, dando início ao conflito em solo europeu; a guerra em solo europeu desenrola-se com uma velocidade estonteante; a Wehrmacht ou exército alemão, era uma força bélica altamente moderna para a época, que utilizava táticas combinadas de apoio aéreo, tanques e infantaria obtendo efeitos devastadores no que ficou conhecido para a história como Blitzkrieg ou guerra relâmpago. As suas táticas e velocidade deixaram os exércitos britânicos e franceses sem capacidade de organizar uma defesa eficiente. Assente em três pilares básicos (efeito surpresa, rapidez de manobra e brutalidade no ataque) a guerra relâmpago alemã levou a que a França, invadida a 10 de maio de 1940 assinasse um armistício com a Alemanha em 22 de junho; em pouco mais de um mês Hitler invadia e conquistava a Bélgica, a Holanda, e a França deixando o Reino Unido isolado no combate a Hitler. Em Dunquerque, os exércitos ingleses e franceses foram cercados pelo exército alemão, tendo se dado início ao seu salvamento por via marítima através do canal da Mancha a 22 de maio; a operação de resgate terminou com mais de 300 000 soldados evacuados.
Com a rendição da França, a Inglaterra via-se sozinha na sua luta contra o nazismo; Winston Churchill, o obstinado primeiro-ministro inglês personificou a luta contra o nazismo, impulsionando a Inglaterra na luta contra o nazismo. Os seus discursos durante a batalha de Inglaterra, são famosos pela moralização que tentou transmitir ao povo britânico durante os pesados bombardeamentos que a força aérea alemã provocou nas ilhas britânicas.
Com o ataque japonês à frota americana do Pacífico em Pearl Harbor a 7 de dezembro de 1941, a guerra torna-se definitivamente global.
A de 6 de junho de 1944, os exércitos aliados iniciam a invasão da Normandia na França ocupada; os exércitos de Hitler, não resistem à invasão e inicia-se a libertação da Europa ocupada.
A 22 de março de 1945, os exércitos aliados sob o comando do general Eisenhower atravessam o Rio Reno, e iniciam a invasão em larga escala da Alemanha nazi.
Pressionado quer pelos exércitos aliados, quer pelo exército vermelho, Hitler suicida-se a 30 de abril de 1945, em Berlim; a 8 de maio a guerra termina na Europa.
Nesse dia, 8 de maio de 1945, o primeiro ministro inglês proclamou que nunca tantos deveram tanto a tão poucos…
Augusto Falcão