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Artigo de Paula Miranda- Presença Consciente

Quando falamos em presença consciente, é sermos conscientes de que naquele exato momento, estamos realmente presentes.

A nossa capacidade em podermos escolher ser presentes seja em que situação for, vai muito além do que podemos sequer imaginar.

A presença consciente pode melhorar todo e qualquer relacionamento, pessoal, íntimo ou profissional.

Aqui, agora, escolho focar-me no momento presente e nos relacionamentos familiares e escolares.

A parentalidade consciente, não trata ou baseia apenas a parentalidade enquanto pais, mas também enquanto educadores, quer sejam professores, auxiliares de educação ou mesmo amigos que convivem com a criança em causa.

Eu através do trabalho desenvolvido com o Kids Coaching, abordo muitas vezes este tema pois são os alicerces para uma comunicação não violenta e consciente.

Maior parte de nós fomos educados com base na educação tradicional, ou permissiva.

Hoje podemos escolher educar os nossos filhos ou alunos com base na educação consciente, e acreditem passaremos todos, mas mesmo todos a beneficiar deste tipo de educação, pois seremos muito mais tranquilos e presentes na vida de todos os que nos rodeiam.

Valores base da educação consciente:

 

  • Igual Valor: as opiniões, os desejos, as características, as emoções e os pensamentos de cada um devem ser respeitados e aceites de igual forma e não (des)sobrevalorizados devido à idade, ao sexo ou ao papel familiar.
  • Integridade: a “integridade” é aqui definida como a soma das emoções, dos valores e dos pensamentos de cada um. Cuidar da integridade de cada um, respeitar a própria integridade é um forte contributo para o aumento da sua autoestima e, espontaneamente para o respeito da integridade do outro. O respeito pela própria integridade expressa-se na habilidade em observar as próprias emoções, os próprios pensamentos e valores e na consequente reflexão sobre essa observação. Neste valor é desenvolvida a capacidade de se colocar no lugar do outro – empatia. A forma como este valor é expresso assenta na comunicação parental e não no “facilitismo parental”, isto é, demonstrar a compreensão do que a criança sente/quer não significa anuir que essa vontade seja concretizada quando ela quer. Mais do que fazer a vontade, é importante demonstrar que compreende que ela sinta essa vontade.
  • Autenticidade: significa “credibilidade”; capacidade de se exprimir de forma credível, em momentos de maior harmonia ou conflito. Em ambos os casos, a autenticidade deve suster a interação, expressa na criação de um ambiente de presença, abertura e credibilidade.
  • Responsabilidade: responsabilidade que tem pela própria vida, pelas próprias emoções, pelas ações e pelas escolhas pessoais. É a capacidade de se colocar na causa dos acontecimentos, e não se considerar o efeito ou a vítima do que lhe acontece. A promoção da responsabilidade pessoal é um bom preditor da designação da autonomia da criança.

Através destes valores, é estabelecido um ponto de partida para o desenvolvimento pessoal e para uma educação positiva, consciente dos desafios de ser mais Pessoa!

Com consciência e presença diária, podemos ajudar as nossas crianças através de uma comunicação clara, por forma a que eles compreendam o nosso ponto de vista ou pedido, aumentando assim a sua autoestima, autoconfiança e a sentirem-se incluídos no meio onde estão diariamente, em casa, na escola, etc.

Existem várias técnicas que nos podem ajudar a melhorar as relações entre adulto-criança e também entre pares: adulto-adulto / criança-criança.

Por exemplo:

  • Praticar semanalmente cada uma destas 7 atitudes:

 

  1. Não-julgamento
  2. Paciência
  3. Mente de Principiante
  4. Confiança
  5. Não-esforço
  6. Aceitação
  7. Deixar estar / Deixar ir
  • Encorajar atitudes positivas diariamente
  • Elogiar
  • Responsabilizar sem culpar
  • Ser Exemplo
  • Incutir nas crianças o sentido de pertença, de inclusão e não de exclusão de colegas através de palavras ou atitudes. Coloca-los em perspetiva de: “e se fosse contigo? Ias gostar de te sentir assim?”

“Magoar uma pessoa é como partir um vaso e colar novamente, podemos até esconder os pedaços partidos, mas o vaso nunca mais será o mesmo.”

É isto que acontece quando magoamos outro ser humano, podemos pedir desculpa, remediar o caso, mas ele irá sempre ficar com as marcas. O estado emocional vai quebrar sempre que sinta aquela mesma emoção.

São “estes pequenos nadas” que maior parte das vezes, nós em adultos temos como bloqueios mentais, comportamentais e emocionais.

 

Vamos pensar sobre o assunto e colocar em prática?

 

OBRIGADA

 

Sempre por perto … treecoach9@gmail.com

 

Kids Coaching – Tree Coach

  • Atendimento especializado pais
  • Atendimento, acompanhamento e orientação escolar
  • Atendimento especializado com professores/educadores
    • Estratégias de gestão emocional e comportamental
    • Estratégias para melhor comunicação entre pares
    • Estratégias motivacionais
  • Trabalho individual e coletivo em grupos de crianças mistos

 

Referência bibliográfica:

Övén, M. (2020). Educar com Mindfulness. Porto: Porto Editora

 

Com Amor e Gratidão

Paula Miranda

 

Coach Profissional &Kid Coach

Especialista em Comunicação e PNL

Atendimento Parental e Escolar

Analista Comportamental

 Somos Criadores / Acredita em Ti

Tlm 932 688 567

treecoach9@gmail.com

 

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