Início » Artigos de Opinião » Artigo de Rodrigo Sousa—O baile vai começar

Artigo de Rodrigo Sousa—O baile vai começar

Os meses passaram a correr. Estamos agora no fim de julho, a caminhar já para agosto, altura dos míticos bailes populares. Uma época festiva onde se demonstra a resiliência de tantas coletividades e grupos que ano após anos, apesar de todas as dificuldades orçamentais e logísticas, montam aquele que são os palcos dos reencontros e dos abraços adiados. Tudo por amor ao território, numa força motriz única que move toda a comunidade. Horas de cansaço e trabalho voluntário pela comunidade que se traduzem em míticos dias de festa. E não há época mais bonita que esta: as gerações juntam-se, há uma harmonia única pelo ar e noite após noite os sorrisos vão ficando na memória.

Apesar de ser uma época única, toda esta efemeridade não devia ser um cenário distante ano após ano: o investimento cultural nestes territórios devia ser uma realidade contínua, com o devido reconhecimento da importância destes eventos para o nosso território, ao mesmo tempo os abraços adiados não deviam continuar a ser adiados
pela distância. Após uma geração de massiva emigração que Portugal não conseguiu captar e reconquistar, vivemos hoje novamente um novo cenário de perda de jovens para territórios além fronteiras, perpetuando um ciclo que deviámos evitar. Que se aproveite esta época do ano para os sorrisos de sempre, mas com o pensamento de que tudo poderia ser diferente – houvesse vontade política. E que Agosto esteja sempre cá para criar as memórias que nos fazem tanta falta.

 

Rodrigo Sousa

Publicidade...