Templates by BIGtheme NET
Início » Artigos de Opinião » Artigo de Saúde – Engasgamento

Artigo de Saúde – Engasgamento

Vulgarmente chamado de engasgamento, a obstrução da via aérea, é comum acontecer no dia a dia de qualquer cidadão, sendo vulgar em crianças, e pessoas com mais idade devido a dificuldade em engolir.

A obstrução da via aérea na sua generalidade pode ter três causas, sendo que a mais vulgar e aquela que encontramos como mais frequência é a obstrução mecânica, sendo
essa aquela que me irei debruçar.

A obstrução mecânica da via aérea, o vulgar engasgamento acontece quando um corpo estranho, normalmente comida ou bebida ocupa parte da garganta, e canais por onde o ar passa de e para os pulmões impedindo a sua passagem total ou parcialmente, impedindo a vítima de respirar de forma eficaz. Saliente-se que comida ou bebida são os corpos estranhos mais comuns.

Como socorrer uma vítima de engasgamento então?

Antes de correr a ligar para o 112, os presentes podem, e devem fazer algo; a simples chamada para o 112 não impede que algo se faça enquanto o sistema de emergência é acionado, até porque entre a chamada e a chegada de uma ambulância, irá passar algum tempo, tempo esse que pode ser essencial e crucial para a nossa vítima.
Duas situações; a vítima tosse; nesta situação há passagem de ar, ainda que parcialmente, a tosse funciona como uma defesa do nosso corpo obrigando o corpo estranho a sair pela força que provoca ao expulsar o ar. Nesta situação apenas se deve encorajar a vítima a tossir.

A vítima não tosse; a passagem do ar está totalmente bloqueada; nesta situação, e enquanto uma pessoa liga para o 112, outra pessoa aplica 5 pancadas com a palma da mão nas costas da vítima (mesmo abaixo do pescoço) e depois abraçando a vítima por detrás com os braços, pressiona a chamada boca do estômago para dentro e para cima com as mãos fechadas e agarrada uma à outra 5 vezes; e repete este procedimento (pancadas nas costas, apertar a boca do estômago até que a vítima melhore ou chegue socorro.)

De salientar, que mais vale fazer estas duas técnicas simples do que não fazer; o não fazer e esperar por uma ambulância pode implicar a morte da pessoa engasgada.

(Estes procedimentos estão homologados pelo CRP e pelo ERC fazendo parte das técnicas de desobstrução da via aérea ministradas pelo INEM para leigos, população geral e TEHP’s)

Augusto Falcão

Publicidade...