Ao longo dos últimos meses, a Igreja Matriz de Fornos de Algodres, tem estado em remodelação, numa primeira fase, foram os 3 altares que foram retirados para serem restaurados, dado o seu avançado estado de degradação.
Mas como todos sabem estas igrejas já com algumas largas de dezenas de anos, vão necessitando sempre manutenção.
Depois de ter sido feita uma análise mais profunda, eram necessárias mais obras, mais concretamente no telhado, dado que , existem diversas infiltrações, na zona do Coro e no Batistério.
Face a isso, como o investimento é de grande envergadura e a Igreja sozinha, não consegue suportar os custos todos, eis que surge a hipótese de uma candidatura para um fundo de comparticipação de 50% do total da despesa da obra a executar.
Assim depois de aprovada, foi nesta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal,assinado um Contrato de Financiamento, ao abrigo do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, foi assinado pela Direção-Geral das Autarquias Locais, representada pela Diretora-Geral, Dr.ª Sónia Ramalhinho, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, representada pela Diretora dos Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local, Dr.ª Maria José Neves, e pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Fornos de Algodres, representada pelo Pároco Jorge Luís Gomes.
Estiveram presentes nesta assinatura, o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr.Carlos Miguel e o Dr.Manuel Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
Depois da respetiva assinatura, foram proferidas algumas declarações e entregues lembranças alusivas à Nossa Senhora da Graça e S.Miguel (o padroeiro).
Por:António Pacheco
Fotos:MFA