Início » Ambiente » ASTA estreia peça de educação ambiental, alimentada por bicicletas elétricas

ASTA estreia peça de educação ambiental, alimentada por bicicletas elétricas

A ASTA apresenta “Green ETHICS Jogo-Performance”, um espetáculo que convida o público a fazer zapping pelas temáticas ambientais e é alimentado por bicicletas elétricas. A peça insere-se no projeto europeu GREEN ETHICS e estreia no dia 29 de junho, no Jardim das Artes, na Covilhã.

· O “Green ETHICS Jogo-Performance” é inspirado no tradicional Jogo da Glória e aborda diferentes aspectos relacionados com as alterações climáticas.

· Com entrada livre, o espetáculo apela à interatividade do público, que é convidado a jogar e a pedalar para gerar eletricidade para o dispositivo cénico.

· O espetáculo integra o projeto europeu Green ETHICS – Green Experience Through Theatre Inspiring Communities, apoiado pelo programa Europa Criativa, que junta 18 parceiros de 12 países, com o propósito de despertar a consciência para a problemática das alterações climáticas, através do teatro, promovendo e incentivando comportamentos e ações mais sustentáveis.

O espetáculo “GREEN ETHICS Jogo-performance” convida o público a fazer zapping pelas temáticas ambientais do nosso quotidiano e a refletir sobre elas, com o objetivo de promover e incentivar comportamentos e ações mais sustentáveis. A peça será apresentada pela ASTA nos dias 29 e 30 de junho, às 18h30, no Jardim das Artes, na Covilhã.

A entrada é gratuita e o espetáculo será feito ao ar livre, apelando constantemente à participação do público, como explica o encenador António Abernú: “Green Ethics é um jogo, um espetáculo e um desafio. Um desafio para o público que participa no espetáculo, lançando um dado e respondendo a perguntas simples de âmbito ambiental, e um desafio para os atores, que só depois de cada espetador lançar o dado é que sabem a cena que terão que interpretar.

A performance inspira-se no tradicional jogo da glória: cada casa do jogo aborda, de forma performativa, diferentes aspetos relacionados com as alterações climáticas e com o Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente temas críticos como a escassez de água, o desperdício têxtil, o aquecimento global, a poluição, a ecoansiedade, a eficiência energética ou a legislação europeia no âmbito da sustentabilidade.

O público será convidado a pedalar as oito bicicletas elétricas que alimentam o dispositivo cénico, uma vez que se pretende que o espetáculo tenha a menor pegada ambiental possível. Trata-se do projeto “Teatro a Pedal”, criado pela companhia italiana Mulino ad Arte, parceira da ASTA neste projeto. “Contaremos com um sistema de geração de energia movido por bicicletas, operadas pelo público, o que além de fornecer energia verde ao espetáculo, também sensibiliza os participantes, através de uma abordagem experiencial”, frisa Sérgio Novo, diretor da ASTA.

O espetáculo tem uma forte componente de educação ambiental e conta com a participação de comunidades locais, que trabalharam diferentes temáticas. No espetáculo da Covilhã participam a Associação Cultural e Recreativa Grande Roda do Teixoso, a Banda da Covilhã, o Centro de Cultura e Desporto Leões da Floresta e alunos da Escola Básica nº1 do Teixoso e da Escola Secundária Campos Melo. “Contamos com a ajuda dos nossos parceiros Il Melarancio (Itália) e Residui Teatro (Espanha), que trabalharam com a Banda da Covilhã e com a Grande Roda, respetivamente, para criar pequenas performances que integrarão também o espetáculo”, informa Sérgio Novo, diretor da ASTA, acrescentando que o trabalho com as restantes três comunidades foi desenvolvido pela ASTA.

O “GREEN ETHICS Jogo-performance” é uma das vertentes do projeto Green ETHICS, apoiado pelo programa Europa Criativa, que junta 18 parceiros de 12 países, com o propósito de despertar a consciência para a problemática das alterações climáticas, promovendo e incentivando comportamentos e ações mais sustentáveis. Aliando o teatro à ciência, cada um dos parceiros artísticos do projeto cria um espetáculo-jogo centrado nas temáticas ambientais globais e locais, que são específicas para cada país.

Publicidade...