Aconteceu no Cineteatro há 64 anos’
No dia 8 de março de 1953, Mangualde deixou-se envolver-se num filme de aventuras, fantasia e humorismo. ‘Frá-Diávolo’ retrata uma história de aventuras desenroladas nos fins do século XVIII, na Itália Meridional, quando as tropas Napoleónicas invadiram o reino de Nápoles de que era chefe o rei Fernando IV de Bourbon. Um filme que narra as aventuras de um herói que só encontra rival em Robin Hood. Com Amedeo Nazzari, Maria Mauban, Jean Chevrier e Jacqueline Pierreux, ‘Aconteceu no Cineteatro há 64 anos’.
A campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’ é promovida semanalmente pela autarquia mangualdense.
RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR
O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS
Através do Arquivo Municipal de Mangualde está a ser divulgado, semanalmente, um cartaz relativo às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.
Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano. Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.
Por:Mun.Mangualde