Templates by BIGtheme NET
Início » Aguiar da Beira » Avisos e Liturgia do Domingo de Páscoa- Ano B

Avisos e Liturgia do Domingo de Páscoa- Ano B

  1. a)         Este é um Domingo muito importante. Todavia, é um dia em que não é fácil pôr todos os recursos habituais a funcionar. Nestes dias, muitas pessoas (também os leitores, cantores e organistas) saem das suas comunidades para descansar um pouco ou para estar com as suas famílias, etc. Aqueles que ficam na paróquia terão que fazer um esforço acrescido por causa das celebrações da Semana Santa. Mas, nada disto deverá ser um problema. Com a simplicidade, faz-se dignidade e solenidade, tendo a consciência de que a celebração é para receber o dom de Deus. Assim, poder-se-á fazer um acolhimento às pessoas que chegam para a celebração. Em muitos locais já é habitual, mas neste dia deveria ser feito com mais “carinho”: desejar “Páscoa Feliz” à porta da Igreja e, assim, ir criando um ambiente familiar que ajude a viver uma celebração que é a mais importante. Para ilustrar este acolhimento, poderá estar afixado um cartaz a felicitar todos nesta quadra pascal (poderá já estar na Vigília Pascal), sendo complemento da ornamentação interior em que as flores se devem destacar.

Elo de Comunhão 04-04-2021

  1. b)         Este Domingo terá que fazer parte da preparação do conjunto da Semana Santa. É normal que dediquemos mais esforços às celebrações que são “diferentes” das habituais, como a de sexta-feira e da Vigília, mas temos que evitar cair na tentação de pensar que o domingo, por a celebração ser uma missa “normal”, não será necessário prepará-la. Se a preparamos ao mesmo tempo que o Tríduo Pascal, saberemos previamente com quem contaremos, o que nos ajudará a ser realistas e a não ter que improvisar. Sobre a ornamentação e ambientação festivas, tudo estará já preparado para a Vigília: as flores junto ao altar, ao ambão, à pia baptismal. O círio pascal, colocado junto ao ambão, poderá ter também uma ornamentação floral. Os paramentos serão de cor branca. Os cânticos deverão ser adequados ao Tempo Pascal, tendo em conta as possibilidades e o esforço acrescido que os cantores fazem nestes dias. O rito de aspersão da água benta terá que ser preparado, pois ele nos recordará o baptismo que recebemos, através de um cântico que o acompanhe. O canto da Glória deveria ser muito solene. A profissão de fé baptismal aparecerá com grande destaque, conscientes de que renovamos aquela fé pela qual Deus transformou a nossa vida, convertendo-nos em homens e mulheres novas. A oração eucarística bem proclamada e, se possível, a comunhão sob as duas espécies aos fiéis, dando um grande acento a esta parte central da celebração.
  1. c)         Ao preparar a celebração deste dia, devemos escolher os textos da segunda leitura, porque para ela temos duas opções, e o texto do evangelho. Esta é outra razão que leva a ter que preparar com tempo esta celebração e a não cair na improvisação no ambão. Para a segunda leitura temos dois textos paulinos, um da Carta aos Colossenses e outro da 1ª Carta aos Coríntios. Nestas leituras Paulo fala-nos das consequências da ressurreição de Cristo: a nova vida já não é como dantes. Acerca do texto evangélico, temos diversas possibilidades. Há um evangelho de S. João proposto para a missa do dia, mas também se pode proclamar o da Vigília Pascal. Se se trata da missa vespertina do Domingo de Páscoa, existe ainda uma terceira opção que é o evangelho dos discípulos de Emaús. Qualquer que seja a opção a tomar, o texto escolhido tem de ser proclamado com alegria, porque é a boa nova da ressurreição de Jesus, que tudo transforma naqueles que acreditam Nele. Para a primeira leitura e salmo não é preciso fazer opções. É um texto dos Actos dos Apóstolos que iremos lendo durante o Tempo Pascal, no qual veremos como Pedro anuncia a Boa Nova, e o salmo 117, tão apropriado para este (e também para os outros) domingo, com o refrão: “Eis o dia que fez o Senhor; nele exultemos e nos alegremos”.

http://www.liturgia.diocesedeviseu.pt/

Ano B - Tempo Pascal - Páscoa do Senhor - Boletim Dominical II

 

Publicidade...