Cerca de 24 mil visitantes passaram na FIT Guarda 2016
Foram quatro dias de grande movimentação no Parque do Rio Diz, na cidade da Guarda, com a realização da Feira Ibérica do Turismo 2016, esta foi a terceira edição e de ano para ano, está cada vez mais forte, mais dinâmica , com mais stands oriundos das mais diversas regiões de Portugal, assim como de Castilla Y Leon, e do Brasil.
Um evento que trouxe este ano, muitas novidades, apesar do mau tempo que assolou a região da Guarda, os visitantes oriundos das mais diversas localidades, vieram visitar e saber o que de novo existe.
Todos os municípios presentes se esforçaram por ser muito dinâmicos em diversos aspetos.
Um bom exemplo de marketing, foi mesmo a vinda de David Carreira ao stand de Trancoso, no sentido de promover já a Feira de S.Bartolomeu em agosto.
Destacar ainda a tertúlia promovida pela ADRUSE em parceria com a CIM Beiras e Serra da Estrela e Rádio Altitude , com a presença dos cinco presidentes da área envolvente da Serra da Estrela, Fornos de Algodres, Gouveia, Celorico da Beira, Seia e Manteigas.
Agora a presença do Primeiro -Ministro António Costa foi o ponto alto logo na abertura, onde o procurou destacar que o turismo é um setor que «importa expandir» para aproveitar os recursos endógenos existentes em todas as regiões do país, pelo que é essencial crescer ao nível da oferta.
Já Álvaro Amaro, Presidente do Município da Guarda, referiu o mau tempo complicou, mas que nesta região “somos tão bons como os melhores”, apela sempre ao Estado que os territórios de baixa densidade merecem mais oportunidades.
Em suma, esta feira foi uma grande demonstração de que o Interior do País também faz eventos de grande visibilidade.
Deixamos agora o balanço de alguns Presidentes de Municípios que estiveram presentes na FIT, Fornos de Algodres, Manteigas, Seia, Pinhel, Gouveia e Guarda.
Reportagem de António Pacheco/Cristina Sofia