Início » Cultura » Balanço da semana da alimentação

Balanço da semana da alimentação

Depois da semaalimna dedicada à Alimentação, que decorreu de 12 a 17 de outubro, na Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres, fomos conversar com a responsável da Biblioteca, Cristina Almeida e a Nutricionista convidada para um balanço.

Larga adesão jovem

Magazine SerranoQue balanço faz sobre a semana da alimentação, levada a cabo pela Biblioteca Municipal?

Cristina Almeida -Foi uma semana com atividades muito bem conseguidas. As atividades começavam com um vídeo que nos elucidava sobre os componentes do sumo. Tivemos em exposição alguns dos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia e na qual podemos ter a perceção real da quantidade de açúcar e gordura neles contidos.

MSParticiparam diversos escalões etários? Tais como?

CA -A adesão foi muito boa, abrangemos uma grande faixa etária.
Nesta semana passaram pela Biblioteca Municipal mais de 300 pessoas desde os alunos dos Jardins de Infância, 1º ciclo, 2º e 3ºciclos e adultos incluindo uma senhora com mais de oitenta anos que esteve presente no Workshop do dia 16 à noite.

MS- Sente que depois desta semana, quer os mais novos e mais velhos saíram esclarecidos?

CA – Sim, acho que sim. Ao vermos as expressões deles de admiração ao saberem que determinado alimento tinha uma grande quantidade de açúcar ou gordura. Alguns levaram essas informações para casa, já tivemos o feedback de algumas mães.

MS- Ao longo do ano são muitas as atividades que acontecem neste espaço?

CA – Bastantes, trabalhamos todo o ano com o Agrupamento de Escolas promovendo a leitura através, por exemplo, da Hora do Conto, assinalamos as principais efemérides com palestras, workshops para o público adulto, as exposições temáticas são uma constante e claro, destacamos sempre o Natal, a feira do livro e o aniversário da biblioteca.

Por seu turno a Nutricionista estava satisfeita pelo resultado final positivo.

IMG_8306Exposição causou impacto

Magazine Serrano – Que balanço faz sobre a semana da alimentação, levada a cabo pela Biblioteca Municipal?
Nutricionista– A semana dedicada à celebração do Dia Mundial da Alimentação teve, do meu ponto de vista, um balanço muito positivo. Acabei por ficar surpreendida com o resultado final desta atividade durante a semana, à exceção do Workshop que teve pouca adesão por parte da população.

MS- Sente que depois desta semana, quer os mais novos quer os mais velhos, saíram sensibilizados?
N– Sim, consegui perceber que a exposição causou um grande impacto nas crianças e nos jovens, e mesmo nos adultos, quando observaram o que cada produto continha de açúcar e gordura.

MS- Durante toda a semana estiveram crianças e jovens presentes, quais foram as perguntas mais frequentes desta plateia juvenil?
N– Poucos alunos fizeram questões, o que me leva a crer que a atividade foi esclarecedora.

MS- A semana encerrou com um Workshop, em que aqui os adultos desconheciam algumas coisas?
N – Os adultos por norma não fazem a leitura integral do rótulo, acabando por fazer escolhas menos saudáveis. Por exemplo, o parâmetro mais observado nos rótulos são as Calorias, mas nem sempre este nos indica se o alimento é ou não saudável. Por isso é que é tão importante observar a declaração nutricional no seu todo, assim como a lista de ingredientes dos produtos.
Contudo, o Workshop conseguiu transmitir, de um modo simples, a informação necessária contida nos rótulos para que se possa fazer uma escolha mais saudável dos produtos alimentares.

Por:António Pacheco / Sofia Pacheco

 

Publicidade...



 

Enviar Comentário