“Ativos culturais preciosos do concelho”
Foi recentemente assinado um protocolo de apoio às Bandas de Música do concelho de Mangualde com atividade, nomeadamente a Sociedade Filarmónica Lobelhense, a Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa-a-Velha e a Associação Filarmónica da Boa Educação de Vila Cova de Tavares, pelo Município de Mangualde.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre da autarquia, com a presença dos presidentes das três Filarmónicas e o Presidente da Câmara, Elísio Oliveira.
A comparticipação deste apoio foi de 1.500 euros para cada coletividade, com o objetivo de ajudar estas entidades a atravessar esta fase pandémica, contribuindo financeiramente para a manutenção das despesas fixas que as mesmas têm sempre, pese embora a suspensão de atividade devido à COVID-19.
Para Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, “estas entidades são essenciais no nosso concelho, pela sua produção musical, porque promovem o ensino de música gratuito e ajudam sempre a animar as nossas celebrações religiosas e eventos festivos. Estas entidades são ativos culturais preciosos que merecem todo o esforço de preservação e resiliência. São também verdadeiros embaixadores da nossa cultura e do nosso território com inúmeras atuações fora de portas”.