A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) marca presença na FITUR’24 – Feira Internacional de Turismo de Madrid, com o objetivo de promover a região como destino turístico de excelência e o turismo do interior como um importante motor das economias locais.
“Acreditamos que «o todo é maior do que a soma das suas partes». Privilegiamos a promoção e preservação do património único de cada um dos municípios como forma de potenciar o todo. Faça sol ou caia neve, dois supostos opostos, há uma experiência para cada um de nós. Um convite à descoberta deste destino em estado puro, 365 dias por ano, que promove e potencia o património natural e cultural de cada um dos 15 municípios que o constituem”, pode ler-se no cartão de boas-vindas que acompanha a presença da CIM BSE na FITUR’24.
Procurando dar a conhecer a oferta diferenciadora que o território das Beiras e Serra da Estrela encerra, a presença da Comunidade Intermunicipal neste certame destaca como principais eixos turísticos: a Saúde & Bem Estar, a Cultura & História, a Natureza & Aventura e, por fim, o eixo da Gastronomia. Para quem pretende cuidar da Saúde e Bem Estar, este é um território que oferece um estilo de vida saudável, com ar puro e a oferta de estâncias termais de grande qualidade, aptas para tratamentos e momentos de relaxamento, entre outras condições únicas para desfrutar do tempo em tranquilidade.
Para quem pretende apreciar o património cultural e histórico, o vasto conjunto de ativos revela a autenticidade, a riqueza, a tradição e a identidade deste território, convidando a uma visita prolongada, multifacetada e enriquecedora. Destaque para as Aldeias de Montanha, Aldeias de Xisto, Aldeias Históricas, a Rede de Judiarias, mas também a Grande Rota da Transumância (um projeto de desenvolvimento de territórios centrado na transumância e no turismo de natureza, que permite descobrir as múltiplas dimensões da agricultura pastoril e da itinerância dos rebanhos).
Para os amantes de aventura e atividades ao ar-livre, este é um território natural muito generoso, com vasta diversidade e magnitude dos seus recursos naturais, da grandeza das escarpas aos espaços verdes singulares, dos planaltos aos vales, a proporcionar as mais diversas experiências ao longo das quatro estações no ano. Além da prática de desportos radicais e voos de parapente, o território da CIM BSE está repleto de trilhos pedestres e de BTT, passeios a cavalo ou em 4×4 e moto 4. Aqui encontra o Geopark Estrela, património Mundial da Unesco, o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural do Douro Internacional e a Reserva Natural da Malcata.
Aqueles que preferem sentir os sabores e mimar o paladar, podem contar com restaurantes, feiras e certames temáticos, museus específicos, com o enoturismo e com o agroturismo muito próprios da região, nos quais a gastronomia apresenta um conjunto de produtos regionais revelador da genuinidade, da ruralidade, da identidade e tradição da comunidade beirã.
O certame decorre entre 24 e 28 de janeiro e, uma vez que abre o calendário das feiras internacionais de turismo, pretende-se que esta presença possa alavancar a estratégia das Beiras e Serra da Estrela para o ano que se inicia. Neste sentido, a CIM BSE envolveu também os promotores privados de modo a levar até ao certame da capital espanhola ofertas turísticas e convidar os visitantes a conhecer o território das Beiras e Serra da Estrela. Serão dinamizados momentos de degustação de vários produtos endógenos do território e haverá também tempo para a Prova de Vinhos das três regiões vitivinícolas (CVR Beira Interior, CVR Dão e Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P.) e do ex-líbris da região, o Queijo Serra da Estrela DOP (Estrelacoop). Será ainda feita a distribuição de vouchers de desconto.
Para António Miraldes, 1º Secretário Executivo da CIM BSE, “esta é mais uma oportunidade se apresentar a operadores turísticos, empresários da área e público em geral, para potenciar ainda mais a procura que temos vinda a registar num território vasto e riquíssimo. Por isso, “a participação na FITUR’24 enquadra-se na estratégia que tem vindo a ser traçada para, através do volume de visitantes ao longo de todo o ano, alavancar o tecido económico, cultural e social da região das Beiras e Serra da Estrela, acrescenta”.
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo