Início » Ambiente » Benção dos Rebanhos — Terras da Transumância em Vila Franca da Serra

Benção dos Rebanhos — Terras da Transumância em Vila Franca da Serra

A Benção dos Rebanhos na freguesia de Vila Franca da Serra vai decorrer no dia 3 de julho, domingo, no âmbito das atividades da Festa de Santo António.
Com encontro junto à Capela de Santo António, o Santo António – Santo Popular de larga e abrangente área de devoção, será celebrado pelos populares, onde se realizará a tradicional Benção dos Rebanhos, fazendo-se o devoto pedido por boas pastagens, com vista à boa alimentação, saúde, e proteção dos rebanhos.
Pelo início do verão, os pastores percorrem os planaltos da Serra com os seus rebanhos em busca de melhor pasto para as suas ovelhas – tradição que coincide com a época as festas dos Santos Populares. Com o passar dos séculos, as festas, por decorriam durante a mesma época, começaram a associar-se ao movimento sazonal dos rebanhos, celebrando-se no mesmo compasso de tempo as Festas dos Santos e a Transumância.
A Benção dos Rebanhos foi uma das iniciativas indicadas pelo Município de Gouveia na candidatura ao Aviso N.º CENTRO-14-2020-12 – que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrado pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
Assim, as atividades desenvolvidas no âmbito da “Terras da Transumância” serão concretizadas, maioritariamente, ao ar livre, e procurarão valorizar o património de cada um dos territórios, procurando aumentar o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural.
Do programa, fazem parte um concerto de receção aos visitantes pelas 16h00, seguindo-se o percurso pedestre de visitação ao Penedo Mazorro. Pelas 18h00, com concentração junto à capela de Santo António, terá início a Benção dos Rebanhos, seguir-se-á, pelas 19h00, a merenda comunitária.
As atividades são de caráter gratuito, sendo que, para participação no percurso pedestre e na merenda comunitária é necessária inscrição prévia. Para o efeito poderá inscrever-se de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito no Jardim da Ribeira; alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt, ou dos contactos de telefone: 238 083 930 ou de telemóvel: 962 033 099.

Publicidade...