Início » Ambiente » Bordallo Pinheiro celebra o mar e a terra

Bordallo Pinheiro celebra o mar e a terra

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, que está presente até dia 18 de setembro na feira ARTRIO, no Rio de Janeiro, acaba de lançar mais uma coleção, desta vez, celebrando a Terra e o Mar.

Numa harmoniosa fusão surge “Couve com Lavagantes”, composta por seis peças decorativas e utilitárias.

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lança a sua mais recente coleção – Couve com Lavagantes.

Para criar a coleção Couve com Lavagantes, a Bordallo Pinheiro  teve como base os icónicos pratos clássicos que Raphael criou no século XIX, combinando elementos vegetais com animais que mimetizam características humanas. O lavagante surge, assim, agarrado à couve com as suas grandes pinças, como que exaltando o legume numa dança surreal. Um imaginário inimitável que continua a ganhar vida.

Na exploração complexa da estética naturalista, Bordallo Pinheiro usou a couve e os crustáceos como laboratório para as possibilidades de modelação e de procura dos vidrados perfeitos, demonstrando um domínio cerâmico perfeito.

Quase 140 anos depois, continua a aperfeiçoar o virtuosismo artístico – e o humor – de Raphael, unindo dois elementos emblemáticos em peças de grandes dimensões e enorme desafio técnico. Couve com Lavagantes traz a arte escultórica bordalliana para a mesa moderna, numa celebração do mar e da terra.

Esta coleção é composta por seis peças, que podem ser usadas como elementos decorativos, ou para dar um toque especial à sua mesa.

 

Prato Aperitivo 30

 

 

 

 

 

Prato Aperitivo 37

 

 

 

 

 

 

 

Centro Mesa 50

 

 

 

 

 

 

Jarro 1,7L

 

 

 

 

 

 

Saladeira 40

 

 

 

 

 

 

Terrina 2L

Sobre a Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch, Vik Muniz entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.

Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.

Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.

Publicidade...