Início » Aguiar da Beira » Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” nas Farmácias do Distrito da Guarda

Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” nas Farmácias do Distrito da Guarda

 

Trata-se de uma iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta, e decorre de 20 a 29 de maio, onde qualquer cidadão vai poder doar o troco em cerca de 600 farmácias de todo o país para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

A 11.ª edição desta iniciativa começou hoje em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

“Ao doar o troco numa farmácia aderente do nosso distrito, está a contribuir para o acesso ao medicamento nas famílias que mais necessitam. Um gesto simples, mas impactante. Seja solidário e participe!», explica Ana Filipe, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

“Decorre entre 20 e 29 de maio, nas farmácias aderentes do distrito da Guarda, mais uma edição da Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”. O seu troco terá impacto na vida de milhares de pessoas carenciadas, que de outra forma não conseguiriam ter acesso aos medicamentos de que necessitam para viver.”, explica Raquel André, farmacêutica da Farmácia Moderna.

Só no distrito da Guarda, existe uma rede de 28 farmácias abem: à qual 600 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 34.124 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem: conta com 9 entidades referenciadoras no distrito da Guarda:

Município de Aguiar da Beira
Município de Celorico da Beira
Município de Fornos de Algodres
Município de Manteigas
Município de Pinhel
Município de Seia
Município de Mêda
Município de Vila Nova de Foz Côa
Município do Sabugal

O Programa abem: já apoiou mais de 36 000 beneficiários.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org

Saiba onde pode doar o seu troco:

Farmácia Andrade Vila Nova de Foz Côa
Farmácia Bordalo Figueira de Castelo Rodrigo
Farmácia da Estação Guarda
Farmácia da Misericórdia Trancoso
Farmácia de São Romão Seia
Farmácia Moderna Vila Nova de Foz Côa
Farmácia Pereira Trancoso
Farmácia Portugal Aguiar da Beira
Farmácia Sena Seia

 Foto:DR

Publicidade...