Início » Aguiar da Beira » Campeonato de Portugal de Trial 4×4 espera casa cheia em Mação

Campeonato de Portugal de Trial 4×4 espera casa cheia em Mação

Um evento recheado de muitas e boas surpresas é esperado este fim de semana na Vila de Mação para a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Trial 4×4. Com uma longa tradição na modalidade do Trial 4×4 o Clube MAC TT e o município de Mação unirão esforços na promoção e divulgação da jornada organizada pelo Clube Trilhos do Norte, com uma tripla atração, passando pela vertente desportiva, social e ambiental.
Serão cerca de duas dezenas de equipas esperadas nesta 9ª edição do CPTrial4x4 sob a alçada do MAC TT, fazendo antever uma prova repleta de excelentes momentos de Trial 4×4 e muita animação, para presentear os milhares de espetadores esperados na Vila de Mação.
A liderar o pelotão competitivo estará a dupla “RJ69” com Rui Rocha e Pedro Campas, motivada pela vitória alcançada na jornada inaugural em Valongo, procurando em Mação consolidar a liderança nas Classes Super Proto e Absoluto. Miguel Marque e Renato Machado (MM6018 Parts4x4/Americana Papelaria), iniciaram a defesa do título da Classe Proto a vencer, e querem firmar essa posição bem perto de casa. A Classe Extreme cresceu em termos de competitividade, com a chegada de experientes equipas oriunda da Promoção. Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (73 Racing Team) dominaram a norte, sendo esperado na região da Beira Baixa um novo duelo de titãs pelo triunfo. Paulo Silva e Duarte Silva da equipa Sequeiros 4×4 chegam a Mação na frente da Promoção, sendo sérios candidatos entre um vasto leque de competidores.
A exemplo da edição de 2023, para além da vertente Desportiva o evento volta a ter como pilares basilares a área Social e Ambiental, tornando este, um “eco evento” de Trial4x4. A componente social está patente na parceria renovada com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) unidade de Mação, tendo como finalidade envolver os utentes da instituição na organização, sendo realizado, um co-driver juntamente com as equipas nas suas viaturas de competição. A vertente ambiental, será o continuar de um protocolo celebrado anteriormente entre o MAC TT e a VALNOR, sendo realizadas várias ações ambientais no decorrer da prova, razão pela qual se designara um “Eco Evento”, limpo e saudável. O “palco” da festa do Trial 4×4 está implantado nas imediações da Escola Fixa de Trânsito.
A parte competitiva está marcada para o dia de domingo (14 abril) bem preenchido e recheado de muita ação, com a realização das duas especiais de resistência. A 1ª tem início ao “nascer” do sol até à hora do almoço, com as viaturas a utilizarem um percurso diversificado, em busca dos melhores tempos, volta a volta e sem limite de passagens. A partir das 14horas arrancam mais três horas de puro trial 4×4, numa pista mítica e com longa história na modalidade, caracterizada pela sua dureza, e pelos seus resistentes obstáculos, alguns dos quais com recurso a guincho desde o início ao fim da prova. De destacar a criação de uma zona de público reservada a pessoas com mobilidade reduzida, e muitas vão ser as iniciativas que esta etapa do TRIAL 4×4 Mação nos vai trazer. A tarde de sábado (13 abril) está reservada às verificações e parque fechado. Esta ação decorre na sede do MACTT – Escola fixa Transito, com o parque fechado a ser instalado na Av. Eng. Adelino Amaro da Costa.
A segunda jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4, decorre nos dias 13 e 14 abril, com a caravana a rumar até à Província da Região da Beira Baixa na Vila de Mação. Um espetáculo a não perder!

Foto:DR

Publicidade...