Em 2016 pelo menos 37 % da população portuguesa esteve exposta às notícias sobre o Campeonato Nacional de Trial 4×4 através da televisão, imprensa, online e rádio. Tem sido um crescimento gradual da competição, que para esta nova época quer manter a rota de crescimento.
No que diz respeito ao espaço editorial a maior frequência de informação resultou dos meios online, aqui com o grande contributo das plataformas dedicadas ao desporto automóvel… mas especialmente da Bola Online que tem sido fundamental para levar o Campeonato nacional de trial4x4 a um público mais generalista. A televisão contribuiu com 15% da informação, com a RTP2 a emitir o Programa Magazine Trial 4×4, a SportTv a incluir as reportagens do campeonato no programa Grelha de Partida e a “Bola TV” a incluir conteúdos no Magazine TT, mas também no programa Debate.
Já no caso da imprensa, onde se registou 14% da informação é de realçar o contributo da revista oficial do Campeonato Nacional de Trial 4×4, mas também da revista Auto Foco.
Na conclusão de um estudo desenvolvido pela Cision “estes resultados refletem um contacto mais vasto e que permitem um maior reforço dos índices de notoriedade do campeonato”. Sentimos de facto que o campeonato, mas sobretudo a modalidade está em crescimento e isso é o resultado de um trabalho de cooperação entre todos: federação, clubes organizadores, equipas, comissários e autarquias.
Na apresentação oficial da época 2017, no Museu Municipal de Valongo, foram lançadas algumas novidades da nova época e apresentado o calendário desportivo. Há 5 provas que transitam da época passada (Valongo, Torres Vedras, Mação, Bragança e Paredes) e a estreia de duas localidades (Gondomar e Ourém).
Além do Campeonato Nacional de Trial 4×4, 2017 será também marcado pelo regresso do Campeonato Nacional de Navegação 4×4, também a cargo do Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Norte em parceria com os clubes associados e, sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno Turístico Trial e Navegação 4×4. A ideia da organização é recuperar o campeonato de navegação 4×4,mas dar-lhe uma nova roupagem, tornando-o mais atrativo para os participantes, mas também para os meios de comunicação social e para o público. Para esta época de 2017 o clube Poyares Rotações e o Natur Jipe foram os primeiros clubes a aceitar o desafio de organizar uma prova. A organização está ainda a planear uma terceira prova, ao que tudo indica para outubro, mas ainda sem local definido.
Calendário desportivo para 2017:
11 fevereiro: Formação trial 4×4: Comissários e diretores de prova – Mação
18 fevereiro – Formação trial 4×4: Comissários e diretores de prova – Paredes
12 março: CNTrial 4×4 Valongo – Clube Trilhos do Norte/CM Valongo
18 março: Formação navegação 4×4: Piotos, navegadores e comissários – Paredes
9 abril: CNTrial 4×4 Torres Vedras – Clube Trilhos do Norte/Bombeiros Voluntários de Torres Vedras
30 abril: CNTrial 4×4 Mação – Mac TT – Clube TT de Mação
6 maio: CNNavegação 4×4 V.N.Poiares – PoyaresRotações
4 junho: CNTrial 4×4 Gondomar – Clube Trilhos do Norte/Bombeiros Voluntários de Gondomar
6 agosto: CNTrial 4×4 Bragança – Associação TT Sem Limites
24 setembro: CNTrial 4×4 CNTrial 4×4 Ourém – Clube Eespite Aventura
15 outubro: CNTrial 4×4 Paredes – Clube TT Paredes Rota dos Móveis
21 outubro: CNNavegação 4×4 (local a designar)
4 novembro: CNNavegação 4×4 Fafe – Natur Jipe
18 novembro: Entrega de prémios – Porto