Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Casa do Concelho de Gouveia celebrou aniversário

Casa do Concelho de Gouveia celebrou aniversário

A Casa do Concelho de Gouveia, com sede em Lisboa, comemorou no passado dia 1 de dezembro a passagem de mais um aniversário. Com uma programação alargada e diversificada, a “embaixada” gouveense na capital voltou a mostrar o fulgor e a vivacidade.

No dia anterior,30 de Novembro, realizou-se a 2ª edição do troféu de futsal António Ferreira de Almeida,em homenagem ao benemérito, natural de S. Paio,  um torneio triangular com a participação das equipas da Casa do Concelho de Gouveia, Casa do Concelho de Castro Daire e Associação Viver Campolide. Com duas vitórias sem margem para dúvidas, o troféu foi entregue à equipa da Associação Viver Campolide, a jogar em casa no Pavilhão da Polícia Municipal.
Na tarde do dia 30 de novembro, na sede da Casa do Concelho viveu-se uma tarde de fados, cujo anfitrião foi António Cardoso, fadista natural de Vila Nova de Tazem, radicado em Lisboa. Liderou um conjunto de fadistas, dos melhores da capital, até ao principio da noite.
No dia 1 de Dezembro, realizou-se a Sessão Solene, onde estiveram presentes sócios e convidados. Estiveram presentes, em representação do Município de Gouveia, Drª Teresa Borges, Anabela Antunes, presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa, António Vicente, vice-presidente da Associação das Coletividades da Cidade de Lisboa e Sandra Nunes, presidente da Direcção da Casa do Concelho de Alvaíazere.
Joaquim Cabral, presidente da Direcção da Casa do Concelho de Gouveia, agradeceu a presença de todos, fez-se um minuto de silêncio em memória dos sócios já falecidos, fazendo depois uma retrospetiva do ano que agora está prestes a finalizar.
Recebeu o diploma de 50 anos de associado, Carlos Alberto Rodrigues, natural de Nespereira, sócio n.º 20, radicado em Lisboa, à largos anos, foi dirigente da Casa do Concelho treze anos. Pelos 25 anos de associado, Prof.º Alípio de Melo, ex-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, que por motivos de saúde, não pôde estar presente e receber o respetivo diploma.  A vereadora do Município de Gouveia, aproveitou para usar da palavra, dedicando uns versos da sua autoria à Casa do Concelho. Ainda antes do orador convidado usar palavra, Prof. António Duarte, aproveitou para uma vez mais agradecer à Direcção o trabalho incansável que tem sido feito. Pedro C. Carvalho levou a cabo mais uma sessão de grande qualidade, como é apanágio no aniversário da Casa do Concelho ao longo de décadas. Segundo o tema: Gouveia, Serra da Estrela: história, memória e identidade,o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,  transportou-nos até à época dos lusitanos, percorrendo as várias épocas, passando pelo período romano, idade média, aos dias de hoje. Fez-nos ver o quanto de património histórico como paisagístico tem o nosso concelho. Desde os vestígios, à cultura e à tradição. Casais de Folgosinho, Rio Torto, Arcozelo da Serra e Moimenta da Serra foram os locais mais visados, com destaque para a Calçada dos Galhardos, em Folgosinho, a calçada romana que melhor se preservou no país, que precisa de ser potenciada turisticamente.
Seguiu-se um almoço convívio, dando vivas à Casa do Concelho de Gouveia, no restaurante “O Cacho Dourado”, junto ao Marquês de Pombal.

Publicidade...



 

Enviar Comentário