Início » Ambiente » Cerca de um milhar de pessoas caminharam por terras de Castelo de Penalva

Cerca de um milhar de pessoas caminharam por terras de Castelo de Penalva

PR4 – Rota dos Ambientes Rurais – Castelo de Penalva um sucesso

No passado domingo perto de 1000 pessoas rumaram a Castelo de Penalva, concelho de Penalva do Castelo, para a 8ª edição do percurso pedestre PR4-Rota dos Ambientes Rurais.

O percurso iniciou junto à Igreja de S. Pedro, onde o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Ferreira, saudou os participantes, forneceu informações sobre o percurso e com grande alegria perante a elevada adesão à iniciativa, agradeceu a presença de todos.
O percurso foi palco de diversas animações e encenações históricas em que os protagonistas principais foram a Comunidade Local e Associações do Território.
Este ano foram muitas as novidades durante o trajeto que surpreenderam e deliciaram os caminhantes criando memórias a quem vem, mas também a quem fica.
Os quadros históricos e tradicionais apresentados, permitiram uma viagem pela identidade local, história, património, tradições e sabores locais.
Em Vilar do Dão a tradicional “piqueta” foi um dos momentos em que os participantes puderam degustar algumas iguarias, nomeadamente as bolas de carne, chouriça e bacalhau, acabadas de sair do forno a lenha. Os afamados bolinhos de batata, as filhós e o afamado vinho do Dão, também marcaram presença.
As diversas animações/recriações, durante a caminhada, encantaram os visitantes que manifestaram agrado e intenção de regressar, para conhecer os outros percursos pedestres que se revelam dinâmicos, atrativos e diferenciadores.
A manhã terminou da melhor forma com o tradicional almoço convívio.
De ano para ano, verifica-se um maior envolvimento das gentes locais na dinamização do percurso, recebendo de forma muito genuína os muitos que participam e se deslocam para conhecer e contactar com esta experiencia tão singular, espelho da ruralidade da freguesia.

Dos quase 1000 caminhantes em que aproximadamente cerca de 70% eram oriundos de fora do concelho, vieram desfrutar de longos trilhos campestres, paisagens únicas, momentos gastronómicos e tradições do antigamente.

O presidente da Junta de Freguesia admite que o balanço foi bastante positivo, realçando  e agradecendo a participação dos caminhantes e a todos os colaboradores do evento, para este se tornar um êxito.

Fotos:JFCP

Publicidade...